Embora haja especulações sobre uma possível candidatura da Espanha sozinha ou em conjunto com o Marrocos, nos moldes do que aconteceu este ano com os Estados Unidos (ou seja, a principal sede da Copa do Mundo de seleções organiza a Copa do Mundo de clubes um ano antes), há outras opções.
Confira a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes
O Brasil se candidatou a sediar o torneio, já que todos os seus quatro representantes (Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense) participaram com sucesso, chegando às oitavas de final.
No entanto, não é a candidatura espanhola nem a brasileira que está preocupando os clubes. Nas últimas horas, surgiu um novo participante: o Catar.
No meio da temporada
De acordo com o The Guardian, o bom relacionamento entre o país do Golfo Pérsico e a FIFA, estabelecido na Copa do Mundo de 2022, fez com que representantes do Catar mantivessem conversas com autoridades da FIFA durante o torneio nos Estados Unidos. O objetivo é levar o torneio para o Catar em 2029.
E, assim como no caso das seleções nacionais, as altas temperaturas do verão catari tornariam aconselhável a realização da Copa do Mundo de Clubes no inverno. Isso seria uma verdadeira dor de cabeça para os clubes europeus com um calendário já superlotado.
Tebas é contra
O presidente da LaLiga, Javier Tebas, expressou recentemente sua rejeição ao campeonato. "Meu objetivo é que não haja mais Copa do Mundo de Clubes, sou muito claro quanto a isso. Não há datas. Não há necessidade de mais uma competição que movimenta dinheiro para um setor de clubes e jogadores e que vem de algum lugar. Não há mais dinheiro aqui, temos que manter o ecossistema e eliminá-lo", protestou.
_______________________________________________
Patrocinado:
Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos de graça, exclusivamente no DAZN
_______________________________________________