FIFA "prometeu" vistos para seleção do Irã visando Copa do Mundo de 2026

Irã faz período de preparação na Turquia
Irã faz período de preparação na TurquiaAA/ABACA / Abaca Press / Profimedia

O ministro do Esporte do Irã, Ahmad Donyamali, afirmou nesta segunda-feira (25) que a FIFA "prometeu" que todos os jogadores da seleção nacional terão vistos americanos para a Copa do Mundo de 2026, já que os três primeiros jogos estão marcados para um país com o qual estão em guerra.

O ministro se pronunciou enquanto a participação do Irã na Copa, organizada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México, segue cercada de incertezas desde a ofensiva lançada por Estados Unidos e Israel no fim de fevereiro contra a República Islâmica.

Confira a tabela da Copa

"O presidente da FIFA (Gianni Infantino) nos prometeu que todos os nossos jogadores receberiam visto. Não há motivo para que nossos jogadores não recebam o visto", declarou o ministro, citado pela agência iraniana Isna.

A seleção do Irã, que inicialmente deveria montar sua base em Tucson, Arizona, durante a Copa (11 de junho a 19 de julho), anunciou no sábado que recebeu o aval da FIFA para instalar seu centro de treinamento em Tijuana, cidade mexicana na fronteira com os Estados Unidos.

"Graças a essa medida, o problema dos vistos será em grande parte resolvido", explicou o presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj.

O México aceitou "sem problema" que o Irã estabeleça sua base no país, anunciou nesta segunda-feira a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

Os iranianos vão disputar seus três jogos da fase de grupos nos Estados Unidos: em Los Angeles, dia 15 de junho contra a Nova Zelândia, depois contra a Bélgica em 21 de junho, e por fim um confronto com o Egito, dia 26 de junho em Seattle.

"O país-sede da Copa do Mundo tem obrigações e deve oferecer condições adequadas de recepção. Uma dessas condições é a emissão de vistos para todos os países, sem exceção, para todos os jogadores, comissão técnica, dirigentes e até jornalistas", destacou o ministro iraniano.

Próximos jogos do Irã
Próximos jogos do IrãFlashscore

Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde 1980, após a crise dos reféns em Teerã.

A delegação iraniana iniciou nesta semana os trâmites para obtenção dos vistos na Turquia, onde a seleção nacional está realizando sua preparação para a Copa do Mundo de 2026.

Últimos resultados do Irã
Últimos resultados do IrãFlashscore

O vice-presidente da Federação Iraniana, Mehdi Mohammad Nabi, explicou na última terça-feira (19) que não tinha "certeza de que todos os jogadores e membros da comissão técnica receberão seus vistos para os Estados Unidos", embora tenha se mostrado confiante em um desfecho positivo.

Infantino sempre garantiu que o Irã vai disputar seus jogos, como previsto, nos Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, também deu seu aval, após ter considerado em março que a seleção do Irã não deveria participar do torneio mundial por questões de "segurança".