Mais

Botafogo volta ao Monumental na final da Libertadores para espantar fantasma de 2007

Botafogo sofreu eliminação traumática no Monumental em 2007
Botafogo sofreu eliminação traumática no Monumental em 2007Leo La Valle / EPA / Profimedia
O palco da final da Libertadores 2024 é o Monumental de Núñez, em Buenos Aires, no próximo sábado (30). O Botafogo vai atuar no estádio pela primeira vez desde 2007, quando sofreu uma das eliminações mais traumáticas de sua história, em derrota para o River Plate por 4 a 2.

O duelo valia pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Na ida, no Nilton Santos, vitória alvinegra por 1 a 0. No Monumental, o Botafogo abriu 2 a 1 aos 20 do segundo tempo, com gol de Dodô, e ficou com um jogador a mais logo depois.

Saiba tudo sobre a final da Libertadores

A situação praticamente irreversível fez vários torcedores do River Plate deixarem o estádio no meio da segunda etapa. Como havia o critério do gol fora de casa, o River precisava marcar três vezes em cerca de 20 minutos — com um a menos — para conseguir a classificação. E o improvável aconteceu.

O algoz do Botafogo em Buenos Aires foi Falcao García. Com apenas 21 anos, o atacante colombiano anotou um hat-trick, com direito a gol da classificação nos acréscimos do segundo tempo. O outro a marcar pelo River foi Andrés Ríos, que jogou no Vasco em 2017 e 2018.

O Botafogo também esteve à frente do placar no primeiro tempo, com gol de Lúcio Flávio no começo. Falcao empatou aos 31 minutos, e o Bota perdeu Zé Roberto por expulsão na sequência. Após resistir com um a menos, o Alvinegro viu o zagueiro Lussenhoff, do River, ser expulso na etapa final.

Com o gol de Dodô e o vermelho para Ahumada logo depois, tudo indicava uma vaga tranquila para o Botafogo. Aos 29, porém, um frango do goleiro Max em um chute de longe de Falcao ligou o alerta; aos 34, Ríos deixou os alvinegros em pânico; aos 47, Falcao sacramentou a reviravolta.

2007 x 2024

A eliminação para o River causou a saída do técnico Cuca, mas ele reassumiu o Botafogo nove dias depois, com uma passagem relâmpago de Mário Sérgio no meio do caminho. A derrota traumática em Buenos Aires foi apenas uma das várias frustrações do torcedor alvinegro em 2007.

O time encantou pelo futebol jogado em boa parte do ano e ficou conhecido como Carrossel Alvinegro. No Brasileirão, chegou a ser líder por 11 rodadas. Ao fim da temporada, porém, nada de títulos nem vaga na Libertadores.

Dezessete ano depois, o Botafogo tem a chance de deixar todos os traumas para trás, inclusive o do Monumental de Núñez. O Glorioso decide a Libertadores contra o Atlético-MG no próximo sábado, às 17h (de Brasília). O jogo tem narração ao vivo no Flashscore.