O empate fora de casa deixou o Atlético-MG em boa situação para chegar à final da Sul-Americana pela primeira vez em sua história. O Galo precisará apenas vencer na Arena MRV para alcançar a decisão continental. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis na casa atleticana.
Veja a tabela completa da Sul-Americana
O Independiente Del Valle saiu do duelo de ida com gosto muito amargo após o empate no fim. O time equatoriano busca se isolar como maior vencedor do torneio, já que conquistou a Sul-Americana em 2019 e 2022 e pode se tornar o primeiro tricampeão.
O jogo de volta está marcado para a próxima terça-feira (28), às 21h30, na Arena MRV. Antes disso, o Atlético-MG recebe o Ceará no sábado (25) pelo Brasileirão; o Independiente Del Valle, por sua vez, ficará de folga na liga equatoriana e terá semana cheia de trabalho.

Início com polêmica
O jogo mal havia começado no Equador e uma decisão muito polêmica do árbitro ditou a dinâmica de toda a partida. Aos 6 minutos, Ruan Tressoldi sofreu um chute do atacante Patrik Mercado dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. E, mesmo após pedido de revisão do VAR, Carlos Betancur manteve a decisão. Junior Sornoza cobrou com precisão no ângulo, sem chances para Éverson.
Atrás no placar já de saída na partida, o Galo até dominou o meio-campo e chegou a criar algumas chances em chutes de longe, principalmente com a canhota de Gustavo Scarpa. O Del Valle também foi perigoso e assustou Éverson em algumas finalizações.

Dudu salva o Galo
O segundo tempo começou em ritmo de trocação e com o duelo feito de área a área. Nesse cenário, o Independiente Del Valle quase ampliou em chute perigoso de Jordy Alcívar. Porém, após o susto, o Atlético-MG foi tomando conta do confronto e se aproximando do gol de empate.

As coisas melhoraram para o Galo após a entrada de Dudu e Hulk. Os dois passaram a dar mais qualidade técnica a construção atleticana e chances mais agudas foram surgindo. O ponta ficou próximo de marcar em finalização bloqueada e o atacante quase serviu Vitor Hugo, que furou cruzamento na pequena área.

Na persistência dos dois experientes jogadores, o Atlético-MG chegou ao empate nos acréscimos. Com linda jogada de Hulk dentro da área, o camisa 7 saiu cara a cara com o goleiro e teve a frieza de procurar Dudu para ele garantir a igualdade. O gol premiou uma atuação corajosa do Galo no segundo tempo e deixou tudo igual para a volta.
Veja todos os detalhes de Independiente Del Valle 1x1 Atlético-MG