Houve discordância entre o VAR e o árbitro de campo. Todavia, mesmo chamado para analisar o lance novamente, o juiz colombiano Carlos Betancur manteve a marcação inicial, confirmando a penalidade.
Confira a tabela da Copa Sul-Americana no Flashscore
O lance determinou o gol do Del Valle, anotado por Sornoza aos 11 minutos do primeiro tempo.
Para o VAR, Ruan Tressoldi, do Atlético-MG, ganhou espaço e foi chutado por Mercado, do time equatoriano.
"O defensor tem o pé no chão, ganha o espaço, e o atacante é quem golpeia. Não pênalti. Carlos, te convido a analisar, por possível não pênalti".
Mas essa não foi a mesma visão de Betancur, que entendeu que o zagueiro do Galo colocou a perna na frente do jogador do Del Valle, buscando impedir a finalização de Mercado.
"Eu vejo que ele coloca o pé na trajetória do jogador. Para mim, segue sendo falta, porque o 16 (Ruan) se coloca na trajetória que vai pegar a bola. Ele coloca o pé para que o adversário não chute, vou confirmar o pênalti", disse Carlos Betancur.
Veja como foi Independiente Del Valle 1 x 1 Atlético-MG
O Galo utilizou suas redes sociais para criticar a marcação da arbitragem.
"É isso mesmo, @conmebol? Um vexame a arbitragem hoje no Equador! Esperamos alguma atitude em relação a essa vergonha", disparou o clube mineiro.
Com o empate no Equador, a disputa da vaga na grande decisão da Copa Sul-Americana está em aberto. As duas equipes voltam a se enfrentar na terça-feira (28), na Arena MRV, às 21h30. Quem vencer, estará na grande decisão.