Com o resultado, o São Paulo chegou aos 13 pontos, garantiu matematicamente sua classificação na segunda colocação da chave e encaminhou a possibilidade de avançar às oitavas de final de forma direta. Apenas o primeiro colocado de cada chave garante vaga nas oitavas.
Veja como foi São Paulo 5 x 0 Deportes Tolima
Na última rodada, o São Paulo precisa de apenas um empate com o Tigre, da Argentina, em casa, para chegar aos 14 pontos, cravando assim sua condição como primeiro colocado. O time argentino tem 10 pontos. Mesmo se o São Paulo perder a partida, o Tigre terá que tirar nove gols de saldo.
O Deportes Tolima ficou pelo caminho e é apenas o terceiro colocado da chave, com cinco pontos. O time não venceu há quatro partidas, com três empates e uma derrota em todas as competições.
Um passeio no Morumbi
O Tricolor Paulista simplesmente não tomou conhecimento do Tolima no Morumbi. Jogando para mais de 44 mil torcedores, o São Paulo superou as dificuldades iniciais de um adversário que veio ao Brasil com a clara intenção de parar o jogo, especialmente com a marcação de faltas.
O primeiro gol veio na velocidade de Luciano, que arrancou para uma finalização com classe de Calleri. Na jogada do gol, o lateral Riascos, do Tolima, foi advertido com um segundo cartão amarelo, sendo expulso da partida. A partir daí, não teve jeito. Com um a mais, o São Paulo mandou na partida e construiu o placar expressivo com Luciano e Caio Paulista, ambos em grandes jogadas de Calleri. Uma noite iluminada no Morumbi.
Dobradinha Michel Araújo - Caio Paulista
A performance do São Paulo foi marcada por grandes atuações individuais. Caio Paulista foi o grande destaque ofensivo, indo às redes no primeiro e no segundo tempo do confronto. Mas seus gols também contaram com passes precisos de Michel Araújo, que chegou a três assistências na temporada.
Maior goleada da temporada
O 5 a 0 sobre o Tolima foi a maior goleada do São Paulo em 2023. Antes, o time havia feito 5 a 1 na Inter de Limeira pelo Campeonato Paulista.
Próximos desafios
O São Paulo volta a campo no próximo domingo (11). O time terá pela frente o clássico contra o Palmeiras, no Morumbi, às 16h (de Brasília), pela 10ª rodada do Brasileirão. O Tolima só volta a campo no dia 27 de junho, quando cumpre na tabela na Copa Sul-Americana frente ao Puerto Cabello, da Venezuela, em casa.