Mais

Portugal empata com Itália com gol no fim e segue vivo na Eurocopa Feminina

Portugal ainda sonha com classificação
Portugal ainda sonha com classificaçãoFabrice COFFRINI / AFP
O gol de empate de Diana Gomes, de Portugal, contra a Itália, em um emocionante empate em 1 a 1, nesta segunda-feira (7), manteve viva a campanha de seu país na Eurocopa Feminina. A partida foi válida pela 2ª rodada do Grupo B, com o placar sendo aberto com Cristiana Girelli.

A Le Azzurre pensou que estava classificada para as quartas de final depois que Girelli marcou aos 25 minutos do segundo tempo, passando a bola para o pé direito na entrada da área e depois dando um chute de curva no canto superior que a goleira Patrícia Morais teve pouca chance de parar.

Siga a Eurocopa Feminina pelo Flashscore

Girelli, de 35 anos, não conteve as lágrimas após o gol. Mas Diana Gomes empatou o jogo para Portugal aos 44 minutos, quando um escanteio acertou o travessão e a equipe recuperou a bola na área para que ela chutasse para o fundo da rede, levando os fãs, que cantaram e tocaram tambores durante toda a noite, ao delírio.

Veja os detalhes de Portugal x Itália

“Fomos sólidas, fomos corajosas”, disse o orgulhoso técnico de Portugal, Francesco Neto. "Jogamos alto, pressionamos nossas adversárias e jogamos como uma equipe. Somos uma equipe com personalidade e ambição."

O empate estragou a chance da Itália de conquistar uma vaga na fase eliminatória com uma rodada de antecedência, com a Espanha sendo a única equipe do Grupo B que garantiu até agora uma vaga nas quartas de final com a vitória por 6 a 2 sobre a Bélgica na partida anterior. A Bélgica está eliminada.

A zagueira italiana Cecilia Salvai disse que a noite foi uma mistura de emoções. “Por um lado, há muito arrependimento porque poderíamos ter vencido a partida, mas também corremos o risco de perdê-la”, disse ela. "Portugal manteve um ritmo muito alto durante toda a partida; vamos aceitar o empate. Tivemos chances, e às vezes é uma questão de centímetros."

A Itália enfrenta a campeã mundial Espanha em seu último jogo da fase de grupos, enquanto Portugal joga contra a Bélgica.

As portuguesas foram consideravelmente melhores na defesa do que na goleada de 5 a 0 sofrida pela campeã mundial Espanha na partida de abertura, cavando fundo para resistir a uma enxurrada de ataques italianos em um jogo de ida e volta sem fôlego sob chuva torrencial no Stade de Geneve.

A Itália, que derrotou a Bélgica por 1 a 0 na estreia, comemorou o que pensou ser o seu primeiro gol no final do primeiro tempo, quando Morais errou a cabeçada de Girelli e Emma Severini empurrou a bola para dentro, mas a alegria se transformou em desânimo quando a bandeira de impedimento foi levantada.

Time do técnico Francisco Neto não depende somente de si para avançar
Time do técnico Francisco Neto não depende somente de si para avançarFabrice COFFRINI / AFP

Portugal viveu uma montanha-russa de emoções semelhante quando Diana Silva achou que tinha marcado aos 35 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento após uma verificação do VAR.

"Não é fácil quando você está perdendo, faz um gol, mas ele é anulado, e depois faz outro. Estou muito orgulhoso", disse Neto.

Um ponto negativo da noite foi a expulsão de Ana Borges aos 51 minutos do segundo tempo, depois que sua entrada na área fez Barbara Bonansea se chocar contra as placas de publicidade.

As jogadoras de Portugal se aqueceram com camisas “Diogo J”, em memória do atacante Diogo Jota, de Portugal e do Liverpool, que morreu com seu irmão em um acidente de carro na quinta-feira.