Diz-se que nunca é tarde para mudar e Podkolzin parece ter levado o ditado a sério. O russo entrou em campo em uma partida da Copa da Rússia, depois de uma longa carreira no basquete.
Com 2,26 metros, o atleta passou apenas duas temporadas nos Mavericks (2004 a 2006), de Dirk Nowitzki e Jason Terry, em que foi praticamente ausente (seis jogos). Podkolzin entrou para a história da NBA como um dos maiores jogadores de sempre a pisar nas quadras norte-americanas.
A altura o colocou em sétimo lugar de uma tabela em que Gheorghe Muresan lidera (2,31 metros), seguido de Manute Bol (2,31 metros) e Tacko Fall (2,29 metros). Segundo as medidas oficiais, atualmente, Zach Edey, dos Memphis Grizzlies, é o jogador mais alto a atuar na NBA, com 2,24 metros.
Uma nova oportunidade
Com uma carreira modesta no basquete, feita essencialmente na Rússia, para onde voltou em 2007, Podkolzin até tem algum jeito para o futebol.

Em declarações ao TJ Sports, o russo revelou que esteve perto de marcar na vitória por 1 a 0 do Amkal e que mal pode esperar para voltar a jogar.
“É uma grande cidade, bom clima, uma grande equipe”, garantiu.