Graças a uma arrancada impressionante na segunda metade de campeonato, o Aston Villa de Unai Emery saiu da briga contra o rebaixamento para terminar na sétima colocação. Com 61 pontos, contra 60 do Tottenham, o time de Birmingham voltará a disputar uma competição europeia pela primeira vez desde a temporada 2010/11, quando jogou a Europa League.
Os Spurs, por outro lado, não ficam sem calendário europeu desde 2009/10, temporada em que terminaram na quarta colocação na Premier League e voltaram a disputar a Liga dos Campeões depois de 49 anos. O oitavo lugar é a pior posição do Tottenham desde a edição 2008/09.

Derrotado pelos Spurs, o Leeds United sacramentou sua queda para a Championship após três temporadas na elite inglesa. Para se manter na Premier League, o Leeds precisava de uma vitória e de uma combinação de resultados envolvendo Leicester, também rebaixado, e o Everton, que permaneceu na primeira divisão.
Douglas Luiz marca e Villa vence
Contra um duríssimo Brighton, o Aston Villa quis resolver o jogo rapidamente e fez 2 a 0 logo no primeiro tempo, com gols do brasileiro Douglas Luiz e do inglês Ollie Watkins. Ainda no primeiro tempo, Deniz Undav diminuiu para os visitantes e assustou a torcida que lotava o Villa Park. Porém, os donos da casa foram eficientes para se fechar no segundo tempo e garantir a vitória.

Kane faz 2, mas Tottenham fica em 8º
Em seu possível último jogo com a camisa do Tottenham, Harry Kane deu uma bela apresentação para o torcedor dos Spurs. O camisa 10 fez um gol na primeira etapa, ao receber passe de Son Heung-min, e outro na segunda etapa, com assistência de Pedro Porro.
O espanhol também deixou o dele e, para fechar, Lucas Moura marcou um golaço no seu último lance pelo clube do norte de Londres. O brasileiro arrancou desde o meio-campo e, bem ao seu estilo, tocou na saída do goleiro. Jack Harrison fez o gol de honra do rebaixado Leeds.
