Mais

Guardiola diz que a Premier League é o mais importante dos três títulos que o City está buscando

Guardiola provavelmente não assistirá ao jogo do Arsenal neste sábado
Guardiola provavelmente não assistirá ao jogo do Arsenal neste sábadoAFP
O Manchester City, que busca o tricampeonato, pode marcar a primeira opção ao conquistar seu terceiro título consecutivo da Premier League neste fim de semana, no que Pep Guardiola disse ser o mais importante e difícil dos três troféus a serem conquistados.

O City pode conquistar o campeonato sem sequer chutar uma bola se o Arsenal perder para o Nottingham Forest neste sábado e, caso contrário, pode levantar o troféu se vencer o Chelsea no domingo no Estádio Etihad.

"A Premier League é a competição mais importante porque dura 10, 11 meses. Temos a sorte de estar em casa com o nosso pessoal para levá-la", disse Guardiola em uma coletiva de imprensa na sexta-feira.

"O último é o mais difícil, porque há muitas emoções. Não nos perdoaríamos se nos distraíssemos."

Guardiola provavelmente não assistirá ao jogo do Arsenal. "Acho que não", disse ele. "Temos um jogo no dia seguinte. Na minha cabeça, eu gostaria de pensar que temos que ganhar esse jogo para sermos campeões. Comemorar com nossa torcida no estádio seria o melhor."

Seria fácil se distrair depois que o City destruiu o poderoso Real Madrid por 4 a 0 na quarta-feira para vencer a semifinal da Liga dos Campeões por 5 a 1 no placar agregado.

Eles têm mais dois troféus para disputar, com a final da FA Cup contra o Manchester United em 3 de junho e a final da Liga dos Campeões uma semana depois em Istambul. Um triunfo na competição europeia seria o primeiro deles.

Perguntado se sua equipe havia se acalmado desde quarta-feira, Guardiola disse: "Acalmado? É ininterrupto, o mais difícil (está chegando). Os jogadores de tênis dizem que sacar para ganhar Wimbledon é o mais difícil. No domingo, o jogo está em nossas mãos."

City consistente

Embora o City tenha vencido 11 jogos consecutivos na Premier League e esteja invicto no Etihad Stadium há 19 jogos seguidos, desde meados de novembro, Guardiola disse que a série de sucessos vem da consistência com que o time se apresenta à ocasião. Ele não espera que seja diferente neste fim de semana.

"As emoções são muitas coisas", disse o espanhol. "Não podemos nos distrair. Não vamos nos perdoar. Concentre-se em cada jogo até o final da temporada para terminar bem...

"Fizemos isso contra o Arsenal, Liverpool, United, os grandes times em casa. Sentimos que somos fortes e confiantes com nosso pessoal."

Guardiola foi questionado sobre um vídeo que mostrava o meio-campista Kevin De Bruyne gritando "Cala a boca!" para ele durante o jogo de quarta-feira. O técnico voltou para o banco de reservas do City, aparentemente sem se preocupar com a troca de palavras.

"Adoro a ação com Kevin, nós gritamos um com o outro. Eu gosto disso. Às vezes é um pouco monótono, mas eu gosto dessa energia", disse Guardiola. "Não é a primeira vez, você não vê, mas ele grita comigo no treinamento.

"É disso que precisamos. Depois disso, ele se torna o melhor. Gundogan perdeu a bola, Kevin também, não precisávamos disso no jogo. É o futebol, nós podemos fazer isso. Essas coisas precisam acontecer para sermos competitivos."

O City está quatro pontos à frente do Arsenal no topo da tabela, com um jogo a menos. O time encerrará a temporada da liga com jogos contra o Brighton na quarta-feira e o Brentford em 28 de maio.