Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quantas vezes o título da Premier League foi decidido na última rodada? Veja lista

O City conquistou o título no último dia da temporada 2021/22
O City conquistou o título no último dia da temporada 2021/22AFP
A Premier League será decidida na última rodada pela 10ª vez em sua história, neste domingo (19), às 12h (de Brasília), com Manchester City e Arsenal disputando o título inglês da temporada 2023/24.

Com 88 pontos ganhos, o City lidera o torneio dois pontos à frente do Arsenal. O time de Guardiola recebe o West Ham no Etihad Stadium, enquanto o Arsenal fecha o campeonato contra o Everton, em casa.

Confira os jogos da última rodada do Campeonato Inglês

Das 32 temporadas anteriores da Premier League, nove delas até aqui foram resolvidas apenas na última rodada. O Flashscore relembra abaixo todas as vezes em que isso aconteceu.

Topo da tabela do Inglês que termina neste fim de semana
Topo da tabela do Inglês que termina neste fim de semanaFlashscore

1994/95 - Blackburn Rovers x Manchester United

Blackburn Rovers e o então bicampeão Manchester United disputaram palmo a palmo o título na terceira temporada da Premier League, em uma campanha que contou com 22 equipes e 42 jogos, em vez do formato atual de 38 jogos.

Na última rodada, os Rovers acabaram perdendo para o Liverpool, deixando o caminho livre para o time de Sir Alex Ferguson conquistar o tri.

Infelizmente para os Red Devils, porém, eles só empataram com o West Ham e não conseguiram ultrapassar o Blackburn.

O clube de Lancashire contava com alguns jogadores icônicos, como Alan Shearer, que se tornaria o maior artilheiro do Inglês em todos os tempos.

Alan Shearer (esq.) e Chris Sutton levantam o título da PL
Alan Shearer (esq.) e Chris Sutton levantam o título da PLProfimedia

1995/96 - Manchester United x Newcastle

No ano seguinte, o United se recuperou e conquistou seu terceiro título em quatro anos ao superar o Newcastle na última rodada.

Os Magpies tinham uma vantagem de 12 pontos ao final de janeiro, mas não conseguiram capitalizar e deixaram os comandados de Ferguson se recuperarem.

No fim de semana derradeiro, o Newcastle precisava vencer o Spurs na última rodada e torcer para que o Middlesbrough conseguisse tirar pontos do United.

Nenhum dos dois resultados aconteceu: o time nortista apenas empatou com o Spurs, enquanto o United ganhou do Middlesbrough.

Naquele ano, a "turma de 92" de Manchester, com jogadores como Gary Neville, David Beckham e Paul Scholes, definitivamente entrou para a história do clube.

1998/99 - Manchester United x Arsenal

Por ter vencido a Premier League 13 vezes, o United é o time que mais vezes aparece brigando pela taça na rodada final do Inglês.

Na temporada 98/99, o time ficou frente a frente do Arsenal depois de ter perdido para os Gunners na temporada anterior.

Na última rodada daquele ano, embora a equipe de Arsene Wenger tenha vencido o Aston Villa, o Tottenham não ajudou o arquirrival e perdeu para o Manchester por 2 a 1, deixando o título em Old Trafford.

O troféu do Inglês foi o primeiro da tríplice coroa daquela temporada.

2007/08 - Manchester United x Chelsea

Uma enorme rivalidade se formou entre o United e o Chelsea na campanha de 07/08, com os dois clubes competindo por títulos nacionais e europeus.

Os Red Devils contavam com um ataque mortal composto por Carlos Tevez, Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo, enquanto os Blues tinham o brilhantismo de Frank Lampard e Didier Drogba.

Na última rodada, o Chelsea precisava vencer o West Brom e torcer para que o United perdesse pontos contra o Wigan.

Os Blues só empataram com o Baggies, enquanto os Red Devils ganharam seu jogo, conquistando mais um caneco.

Dez dias depois, o United superou o Chelsea também na final da Liga dos Campeões.

Man Utd comemora mais um título
Man Utd comemora mais um títuloProfimedia

2009/10 - Chelsea x Manchester United

Assim como o City em 2024, o United chegou ao final da temporada 2009/10 à beira do tetra inédito.

O time de Alex Ferguson estava 1 ponto atrás do Chelsea e precisava vencer o Stoke em sua última partida, enquanto o Chelsea deveria derrapar contra o Wigan.

O United fez seu trabalho com uma vitória retumbante por 4 a 0.

A resposta do Chelsea? Uma goleada de 8 a 0 em Stamford Bridge para não deixar o caneco escapar.

2011/12 - Manchester City x Manchester United

Este talvez tenha sido o final mais emocionante de todos.

O Manchester City conquistou seu primeiro título da Premier League no último dia da temporada 11/12 da forma mais dramática possível.

Apenas o saldo de gols os separava do arquirrival na última rodada.

O time vermelho de Manchester visitou o Sunderland e fez sua parte, ganhando por 1 a 0.

Quando o jogo acabou em Sunderland, o City perdia para o QPR em casa por 2 a 1, e a taça ia novamente para Old Trafford.

Nem mesmo o gol de empate de Edin Dzeko aos 47 minutos do segundo tempo era suficiente para o City, mas Sergio Aguero marcou no último chute da temporada, levando o Etihad ao delírio e eternizando o momento mais catártico da história da Premier League.

2013/14 - Manchester City x Liverpool

O ponto culminante da corrida pelo título de 13/14 foi o colapso do Liverpool, com o infame escorregão de Steven Gerrard na derrota para o Chelsea na parte final do campeonato.

Após um empate em 3 a 3 contra o Crystal Palace, o Liverpool chegou na última rodada precisando vencer o Newcastle e torcer para que o City não ganhasse do West Ham.

Os Reds conseguiram os 3 pontos, mas seus rivais pelo título foram igualmente resolutos, e o título ficou em Manchester.

2018/19 - Manchester City x Liverpool

Na campanha de 18/19, os dois melhores times que a Premier League já viu ficaram frente a frente na disputa pelo título.

Apenas um ponto separou o City e o Liverpool no final de uma temporada em que os dois clubes acumularam incríveis 195 pontos juntos.

Os Reds chegaram à última rodada com uma derrota só na bagagem - justamente contra a equipe de Pep Guardiola no Etihad - e o City vinha de uma sequência de 13 vitórias consecutivas.

O Liverpool estava novamente precisando que seus rivais perdessem pontos, mas esse resultado nunca veio, com os mancunianos vencendo o Brighton por 4 a 1 fora de casa.

Mesmo com uma vitória por 2 a 0 contra o Wolves, Jurgen Klopp e companhia ficaram com o vice.

2021/22 - Manchester City x Liverpool

A saga Klopp x Guardiola teve mais um final dramático em 2022.

Um cenário familiar se desenhou na última jornada do torneio, com o City na liderança e o Liverpool esperando por um tropeço do rival.

O Liverpool mais uma vez fez sua parte - venceu os Wolves - e precisava de um favor do Aston Villa no Etihad.

Os Villains abriram 2 a 0 e parecia que finalmente os Reds levariam a melhor sobre Guardiola, mas o City virou o jogo em 5 minutos e o troféu ficou de novo em Manchester.

Gundogan comemora gol icônico no Etihad contra o Villa
Gundogan comemora gol icônico no Etihad contra o VillaProfimedia

2023/24 - Arsenal ou Manchester City?

O City só depende de si para conquistar o Inglês de 2023/24. A equipe de Guardiola precisa apenas igualar o resultado do Arsenal.

Siga Arsenal x Everton e Manchester City x West Ham em tempo real e narração no Flashscore