Série C: Amazonas e Paysandu garantem acesso à Série B do Brasileirão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Amazonas e Paysandu garantem acesso à Série B do Brasileirão

Amazonas venceu o Botafogo-PB em casa e fez a festa
Amazonas venceu o Botafogo-PB em casa e fez a festaProfimedia
A Série C definiu neste sábado (7) os dois primeiros times a subirem de divisão: Amazonas e Paysandu. A Onça Pintada garantiu o acesso inédito com vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-PB, na Arena da Amazônia. Já o Papão perdeu por 1 a 0 para o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, mas ficou à frente pelo saldo de gols.

Fundado em 2019, o Amazonas vive uma ascensão meteórica. Depois de subir para a Série C em seu primeiro ano na D, a equipe repetiu a dose, e agora disputará a Segunda Divisão em 2024. A Onça Pintada vai encerrar um jejum de 17 anos sem times amazonenses na Série B, desde o São Raimundo em 2006.

Veja como foi Amazonas 2x0 Botafogo-PB

Antes disso, o Amazonas busca o título da Série C. A equipe de Wesley Couto garantiu a liderança do Grupo C, com 12 pontos, e avançou à final, contra o Brusque. Os catarinenses ainda jogam no domingo (8), mas já asseguraram o primeiro lugar do Grupo B — e o acesso.

Sassá estava suspenso contra o Botafogo-PB, mas é o grande destaque da campanha do Amazonas. O atacante ex-Botafogo e Cruzeiro é o artilheiro isolado da Série C, com 17 gols em 21 jogos.

Papão segura Voltaço e encerra drama

Seis anos depois, o Paysandu voltará a disputar a Série B. O acesso pôs fim à agonia do Papão da Curuzu, que havia batido na trave em todas as temporadas desde o rebaixamento, em 2018.

A equipe de Hélio dos Anjos cumpriu a missão de forma dramática. Em confronto direto com o Volta Redonda, fora de casa, o Paysandu podia até perder por um gol — e foi isso que aconteceu.

O Voltaço abriu o placar aos 14 minutos do segundo tempo. A partir daí, pressionou muito em busca do gol que garantiria o acesso. O Paysandu chegou a levar uma bola na trave, mas segurou o resultado e garantiu o alívio.

O último acesso da Série C será conhecido neste domingo (8), na rodada derradeira do Grupo B. São Bernardo-SP, São José-RS e Operário-PR lutam pela vaga.