Mais

Gasly agradecido por estar vivo após susto no GP do Japão

Gasly teve ainda mais trabalho por causa da má visibilidade
Gasly teve ainda mais trabalho por causa da má visibilidadeAFP
O piloto Pierre Gasly não escondeu sua fúria com autoridades da Fórmula 1 e disse que poderia ter morrido no GP do Japão, neste domingo, depois que um trator de recuperação ocupar a pista enquanto ele ainda rodava em alta velocidade sob chuva forte e spray.

A corrida em Suzuka teve bandeira vermelha após um período inicial de safety car. Gasly, da AlphaTauri, ainda estava tentando recuperar o atraso depois de parar para colocar uma nova asa dianteira.

Naquele momento, o piloto enfrentava uma pesada quantidade de spray, lançada pelos carros adversários, além da má visibilidade. O francês lembrou o compatriota Jules Bianchi, que morreu após ferimentos na cabeça, quando seu carro atingiu um trator, em circunstâncias semelhantes, no mesmo circuito, em 2014.

"Já perdemos Jules, um cara incrível, um piloto incrível pelas razões que sabemos", disse Gasly à televisão Sky Sports. "Oito anos atrás na mesma pista nas mesmas condições com um guindaste. "Como hoje podemos ver um guindaste, nem mesmo no cascalho, mas na pista enquanto ainda estamos na pista? Não entendo isso.

"Obviamente, fiquei com medo. Se eu tivesse perdido o carro da mesma forma que Carlos (Sainz) perdeu na volta anterior, não importa a velocidade, eu teria morrido. Simples assim."

Gasly disse que foi desrespeitoso com Bianchi, sua família e todos os pilotos e funcionários da Fórmula 1 que deveriam ter esperado até que todos os carros voltassem aos boxes.

"Estou extremamente grato por estar aqui e hoje à noite vou ligar para minha família e todos os meus entes queridos. Passei a dois metros daquele guindaste. Se eu estivesse dois metros à esquerda, foram mortos."

Gasly já havia atingido um painel publicitário jogado na pista quando Sainz, da Ferrari, saiu da pista e parou na barreira de proteção.

Imagens mostraram painéis de luz ao lado da pista mudando para vermelho de amarelo pouco antes de Gasly passar pelo trator. Os comissários disseram que Gasly estava sob investigação por excesso de velocidade durante a bandeira vermelha.

"Como isso aconteceu!? Perdemos uma vida nessa situação anos atrás. Arriscamos nossas vidas, especialmente em condições como essa. Queremos correr. Mas isso... inaceitável", disse Lando Norris , da McLaren, no Twitter.

"Acho que precisamos discutir um trator na pista... podemos ser breves: isso NÃO deve acontecer, pessoal", disse o ex-piloto austríaco Alex Wurz, presidente da Associação de Pilotos de Grande Prêmio. "Hoje tivemos sorte", disse o tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

Sainz disse à televisão Sky Sports : "Ainda não sei por que continuamos arriscando, nessas condições, ter um trator na pista. Você ia sinalizar de qualquer maneira, então por que arriscar?".

Sergio Perez, da Red Bull, disse que os pilotos foram colocados em risco. "O que aconteceu hoje me deixa com tanta raiva", disse ele. "Só espero que todos no esporte nunca mais vejam essa situação".