Joelinton foi detido pela polícia na madrugada de quinta-feira (12) e acusado de dirigir com mais álcool no sangue do que o permitido pela lei britânica.
Ele estaria disponível para a partida deste domingo (15) contra o Fulham, pois comparecerá à corte da cidade para responder às acusações apenas no final de janeiro.
Perguntado na coletiva pré-jogo nesta sexta se seu melhor atacante entraria em campo, o treinador do Newcastle respondeu: "Vou ter que refletir e analisar sobre isso e tomarei uma decisão mais próxima do jogo após consulta com ele, portanto não tenho 100% de certeza".
"Foi um grande choque. É uma situação difícil. Joe está muito arrependido, ele estava muito chateado ontem. Eu acho que ele reconhece a gravidade da situação”, disse Howe, que revelou que o brasileiro estava desesperado para entrar em campo.
"Meu relacionamento com Joe é muito bom. Já conversei com ele e o farei novamente. Em última análise, tenho que escolher o melhor time para ganhar o jogo, esse é o meu trabalho, mas também tenho que levar em conta a situação em torno disso", acrescentou o comandante.
"Estamos agora numa posição em que o apoiamos, mas também entendemos como um clube de futebol a seriedade do ocorrido", completou o treinador.
O time do norte da Inglaterra está em terceiro lugar na Premier League.