Mais

Morte de jovem YouTuber abala mundo do xadrez; ex-campeão mundial pode ser punido

Danya era um dos mais populares enxadristas da internet
Danya era um dos mais populares enxadristas da internetCharlotte Chess Center

O mundo do xadrez vive mais um drama nesta semana – talvez o mais macabro de sua história recente. A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) anunciou nesta quarta (23) que abriu uma investigação sobre o comportamento do ex-campeão mundial Vladimir Kramnik por seus ataques ao grande mestre Daniel Naroditsky, que morreu subitamente nesta semana, aos 29 anos.

Naroditsky faleceu em sua casa na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, dias após transmitir uma live no YouTube e na Twitch. A causa da morte não foi divulgada.

Durante sua última transmissão na Twitch, no sábado, o jovem parecia incoerente, confuso e exausto. Em meio à análise de jogos, ele contou a seus seguidores que as acusações de Kramnik o afetaram profundamente.

Kramnik, de 50 anos, vai enfrentar processos disciplinares por uma série de acusações reiteradas contra Naroditsky, a quem ele vinha apontando como suspeito de trapaça em partidas online.

O russo tem feito, nos últimos anos, diversas denúncias conspiratórias contra enxadristas que, segundo ele, usariam softwares para trapacear — e Naroditsky estava entre os alvos.

Kramnik chegou a insinuar ações legais e a pressionar por uma investigação formal sobre o americano. O conflito se intensificou a partir de 2023, quando ele começou a fazer postagens frequentes sobre o caso.

Naroditsky, por sua vez, sempre negou qualquer envolvimento em trapaças. Em outubro de 2024, ele descreveu as ações de Kramnik como “uma tentativa sustentada, maldosa e completamente insana de destruir minha vida”.

Após o anúncio da morte do enxadrista norte-americano na segunda-feira (6), o presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich, afirmou que todas as declarações públicas de Kramnik — tanto anteriores quanto posteriores ao falecimento — foram encaminhadas à Comissão de Ética e Disciplina da entidade.

Kramnik nega qualquer irregularidade e afirma também ser vítima de ataques e ameaças de morte vindos de membros da comunidade do xadrez. Ainda assim, nomes importantes do circuito se manifestaram contra sua conduta — entre eles o atual campeão mundial Magnus Carlsen, que classificou o comportamento de Kramnik como “horrível”.

Fã de Kramnik na infância, Daniel Naroditsky era um dos enxadristas mais populares dos Estados Unidos. Campeão mundial juvenil, tornou-se mestre internacional ainda adolescente e publicou, aos 14 anos, seu primeiro livro sobre o esporte.

Nos últimos anos, consolidou-se como um dos principais educadores online do xadrez, com transmissões regulares no Twitch e no YouTube.

Apenas no YouTube, seu canal tinha meio milhão de inscritos.


Mencionados