Diogo Moreira, que largou da pole position, bateu o holandês Collin Veijer (KTM Ajo) por 0.090 segundos, com o colombiano David Alonso (Aspar) em terceiro, a 0.492 segundos.
O piloto brasileiro arrancou melhor do que a concorrência, mas não se conseguiu distanciar, permitindo a Veijer atacar e saltar para a ponta na quarta das 21 voltas previstas. Diogo Moreira precisava sair de Portimão com pelo menos 25 pontos de vantagem sobre o espanhol Manu González (Liqui Molly Dynavolt), que largou da oitava posição.
O espanhol se envolveu em várias disputas ao longo da corrida, mas terminar acima do sétimo lugar o manteria na briga até Valência. González chegou a ocupar a quinta posição, mas sem conseguir se aproximar do grupo da frente.
Moreira, que admitiu ter começado “muito nervoso e cometendo erros”, se acalmou com o desenrolar da prova.
“Fizemos um bom trabalho neste fim de semana. No início eu estava um pouco nervoso e foi difícil manter a concentração. Depois, consegui manter o ritmo”, ressaltou.
A três voltas do fim, ele recuperou a liderança após um pequeno erro de Veijer, que abriu demais uma curva em uma das freadas do circuito português.
González conseguiu manter viva a disputa do campeonato por apenas um ponto ao terminar na sexta colocação. Diogo Moreira chega a Valência, última etapa da temporada, dentro de uma semana, com 24 pontos de vantagem, restando 25 em disputa.
