"Depois de um novo exame após sua lesão no ombro direito, Marc Márquez foi submetido a uma cirurgia que foi realizada com sucesso no Hospital Internacional Ruber, em Madri", disse a equipe italiana em um comunicado, que o piloto também postou em suas redes sociais.
"Os médicos que o examinaram há sete dias consideraram que a fratura do coracoide e as lesões do ligamento não mostraram sinais suficientes de estabilização após uma semana de imobilização. Portanto, dado o risco de instabilidade residual, foi decidido proceder com a estabilização cirúrgica e o reparo dos ligamentos acromioclaviculares", acrescentou.
Márquez continuará o processo de recuperação em casa, onde está agora, e seu progresso determinará a data de retorno às competições.
Um campeão na enfermaria
O piloto catalão de 32 anos se machucou em 5 de outubro, quando caiu na primeira volta do GP da Indonésia após ser desequilibrado pelo italiano Marco Bezzecchi (Aprilia).
O sete vezes campeão da MotoGP já sofreu uma grave lesão no úmero direito no início da temporada de 2020. Na época, o piloto perdeu o resto da campanha para se submeter a várias operações e levou três rodadas para recuperar seu nível. A Ducati, no entanto, descartou qualquer ligação entre as duas lesões.
O espanhol, que dominou esta temporada com 11 vitórias no Campeonato Mundial, já foi descartado das próximas duas corridas, na Austrália (17 a 19 de outubro) e na Malásia (24 a 26 deste mês). Na Oceania, Marc será substituído pelo italiano Michele Pirro.