A vitória do Newcastle foi construída com dois gols de Sean Longstaff logo no primeiro tempo, aos oito e aos 21, deixando o placar agregado em 3 a 0.
Confira a tabela completa da Copa da Liga Inglesa
Expulsão de Bruno Guimarães
Che Adams reduziu a desvantagem para o Southampton antes do intervalo e criou uma certa pressão na segunda etapa. A tensão foi agravada quando o meia brasileiro Bruno Guimarães foi expulso a 10 minutos do fim, com um cartão vermelho direto.
Pela expulsão, Bruno receberá três jogos de suspensão. A pena poderá ser cumprida na Premier League, não ameaçando sua participação na final da Copa da Liga.
Final
Mesmo com o susto, o Newcastle conseguiu manter o placar agregado em 3 a 1 e garantiu vaga na final para enfrentar Manchester United ou Nottingham Forest em Wembley, no dia 26 de fevereiro.
A final doméstica mais recente do Newcastle terminou em derrota para o próprio Manchester United, na Copa da Inglaterra de 1999. Os Magpies, que nunca venceram a Copa da Liga, têm como objetivo erguer um grande troféu nacional pela primeira vez desde a Copa da Inglaterra de 1955.