Terceira cabeça-de-chave do torneio, Pegula bateu quatro campeãs de Grand Slam no caminho para a final, e precisou de apenas 70 minutos para vencer Sakkari na decisão.
Confira os números da final do WTA 1000 de Guadalajara
Com o bom resultado no México, Pegula se classificou pela primeira vez para o WTA Finals, que será disputado no Texas no fim do mês.
"Todas as pessoas que venci, minha chave para chegar aqui na minha opinião foi honestamente a mais difícil de todas", disse Pegula, que deixou pelo caminho Victoria Azarenka, Sloane Stephens, Bianca Andreescu e Elena Rybakina.
"Então estava um pouco aborrecida quando vi a tabela. Mas a maneira como fui capaz de lidar com isso ao longo de toda a semana, hoje, estou super orgulhosa de mim mesma", completou a tenista, que perdeu apenas um set em Guadalajara.
A final
Pegula engatou a quinta marcha quando o primeiro set estava 2-2 e não tirou mais o pé do acelerador. No segundo, a americana quebrou duas vezes Sakkari para abrir 5-2 antes de fechar o jogo.
A campeã converteu cinco dos oito break points contra a grega, que jogava sua segunda partida do dia, depois de ter terminado mais cedo sua semifinal atrasada por conta da chuva.
Jessica Pegula só tem menos vitórias na temporada do que a número um do mundo, Iga Swiatek, e a número dois, Ons Jabeur.
A americana subirá para a terceira posição no ranking da WTA após o título em Guadalajara.