Queniano Kipruto e etíope Yehualaw vencem a Maratona de Londres

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Queniano Kipruto e etíope Yehualaw vencem a Maratona de Londres

O queniano Amos Kipruto conquistou a Maratona de Londres em sua estreia na prova neste domingo (2)
O queniano Amos Kipruto conquistou a Maratona de Londres em sua estreia na prova neste domingo (2)Glyn Kirk/AFP
O queniano Amos Kipruto conquistou a Maratona de Londres em sua estreia na prova neste domingo (2) e Yalemzerf Yehualaw, da Etiópia, conquistou a vitória na corrida feminina à frente da vencedora do ano passado, Joyciline Jepkosgei.

Kipruto atacou para vencer a cinco quilômetros do final e terminou em 2h04min39s para conquistar sua primeira maratona depois de ficar em segundo lugar atrás do recordista mundial Eliud Kipchoge no Japão em março.

Yehualaw, 23, que só correu sua primeira maratona competitiva em abril na Alemanha, vencendo-a com o tempo de estreia mais rápido da história e um recorde etíope, teve uma atuação impressionante novamente neste domingo em Londres.

Sem o favorito da casa, o britânico Mo Farah, que se retirou com uma lesão no quadril, e Kipchoge ausente depois de quebrar seu próprio recorde mundial da maratona em Berlim na semana passada, os outros grandes nomes foram caindo durante os 42 km de prova.

O veterano Kenenisa Bekele, o segundo maratonista mais rápido de todos os tempos e um dos maiores maratonistas da história, caiu do grupo líder, assim como o campeão do ano passado, o etíope Sisay Lemma.

O título de Kipruto em sua estreia em Londres estava garantido depois disso, pois ele cruzou a linha de chegada bem à frente do etíope Leul Gebresilase em segundo, seguido pelo belga nascido na Somália Bashir Abdi em terceiro. Bekele só conseguiu terminar em quinto.

Na ausência da recordista mundial e duas vezes campeã da Maratona de Londres, Brigid Kosgei, que desistiu devido a uma lesão no tendão, sete mulheres formaram a ponta na metade da prova, lideradas pela etíope Ashete Bekere.

Uma por uma, o grupo líder foi diminuindo, com a etíope Yehualaw e a queniana Jepkosgei acelerando o ritmo para abrir uma vantagem sobre as rivais com cinco quilômetros restantes.

Yehualaw atacou e foi dominante nos quilômetros finais, cruzando a linha em 2h17min25s, à frente de Jepkosgei e Alemu Megertu, da Etiópia, em terceira.