Mais

Retrospectiva 2022: Verstappen domina a temporada da Fórmula 1

Retrospectiva 2022: Verstappen domina a temporada da Fórmula 1
Retrospectiva 2022: Verstappen domina a temporada da Fórmula 1Profimedia
A temporada de 2022 da Fórmula 1 viu Max Verstappen rumo ao segundo título do Campeonato de Pilotos, enquanto a Red Bull conquistou seu quinto Campeonato de Construtores — o primeiro desde 2013.

A equipe austríaca terminou o ano com 759 pontos — 205 à frente de seus rivais mais próximos, a Ferrari.

Charles Leclerc terminou à frente de Sergio Pérez na classificação final, mas não conseguiu acompanhar Verstappen, que registrou 15 vitórias na temporada — recorde histórico em um só ano.

Mas havia muitas outras histórias no fundo do grid, incluindo a do tetracampeão Sebastian Vettel, que se aposentou após uma carreira vitoriosa de 15 anos.

Com outra temporada de F1 já na história, confira a seguir os principais momentos de 2022.

Verstappen estabelece recorde de vitórias

Não foi nenhuma surpresa ver Verstappen estabelecer o recorde de vitórias em um só ano (15), com uma série de atuações dominantes ao longo da temporada.

O holandês bateu a marca anterior de 13 vitórias, de Michael Schumacher (2004) e Vettel (2013), e também registrou um novo recorde de pontos (454).

Sainz conquista primeira vitória

Carlos Sainz teve que esperar muito tempo pela primeira vitória, mas conseguiu em sua 150ª corrida, no Grande Prêmio da Inglaterra. O piloto de 28 anos se tornou apenas o segundo espanhol a vencer na F1, depois de Fernando Alonso.

Sainz ultrapassou o companheiro de equipe da Ferrari, Leclerc, em Silverstone para garantir seu lugar no degrau mais alto do pódio pela primeira vez.

Vettel se despede emocionado

O tetracampeão da Fórmula 1 Sebastian Vettel despediu-se do esporte após uma trajetória brilhante de 15 anos. Os melhores anos de Vettel foram vividos na Red Bull, onde conquistou quatro títulos consecutivos entre 2010 e 2013.

O alemão também teve passagens por BMW Sauber, Toro Rosso, Ferrari e, mais recentemente, Aston Martin.

O tetracampeão mundial Sebastian Vettel deixou a F1 após 15 anos
O tetracampeão mundial Sebastian Vettel deixou a F1 após 15 anosProfimedia

Disputa entre Alpine e McLaren por Piastri

Indiscutivelmente, o momento mais bizarro fora da pista ocorreu na disputa por Oscar Piastri, campeão da F2 em 2021, que se tornou um cabo de guerra.

A McLaren e a Alpine sentiram que tinham contratos válidos para adquirir o jovem de 21 anos para a próxima temporada. A Alpine chegoua anunciar que o australiano substituiria Alonso, que estava indo para a Aston Martin.

Piastri negou qualquer tipo de acordo. Após uma disputa com o Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA, determinou-se que ele iria para a McLaren no lugar de Daniel Ricciardo.

Hamilton não venceu

Foi uma temporada difícil para o heptacampeão Lewis Hamilton, que sofreu muito para entregar um bom desempenho com sua Mercedes.

O britânico não conseguiu uma única vitória e passou em branco durante 2022 — algo que nunca tinha acontecido em sua carreira. Hamilton subiu ao pódio nove vezes, mas a única vitória da Mercedes veio com George Russell, no Brasil.

Russell conquista primeira vitória

Falando em Russell, o talento de 24 anos fez uma temporada sólida depois de se mudar da Williams para a Mercedes. A ascensão dele foi consolidada ao conquistar a vitória no Grande Prêmio de São Paulo — dominando em Interlagos desde o início. Russell fez 275 pontos no Campeonato de Pilotos, melhor marca de sua carreira.

Russell comemora a vitória do Grande Prêmio de São Paulo
Russell comemora a vitória do Grande Prêmio de São PauloProfimedia

Briga de Verstappen com Pérez

Embora tudo parecesse fácil para a Red Bull, houve alguns momentos nervosos. E a situação ficou complicada entre Verstappen e seu companheiro de equipe, Pérez.

A corrida no Brasil estava chegando ao fim com Verstappen na frente de Pérez após um safety car. A Red Bull ordenou que Verstappen — que já havia conquistado o título — permitisse que Pérez o ultrapassasse, com o mexicano ainda lutando pelo segundo lugar no Campeonato de Pilotos. O holandês, porém, negou o pedido.

Pérez acabou terminando na sétima posição, atrás de Verstappen, o que levou a uma grande polêmica pós-corrida.

Saída de Ricciardo da McLaren

Dizer que Ricciardo teve dificuldades na McLaren seria um eufemismo. Ele terminou 2022 com apenas 37 pontos e foi amplamente superado por seu jovem companheiro de equipe, Lando Norris.

Ricciardo anunciou antes do fim do contrato que deixaria a McLaren e retornaria à sua antiga equipe, a Red Bull, para se tornar o piloto reserva na próxima temporada.