Mais

Russell vence GP do Canadá de F1 marcado por toque entre McLarens

Russell venceu GP do Canadá de ponta a ponta
Russell venceu GP do Canadá de ponta a pontaCLIVE ROSE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O piloto britânico George Russell (Mercedes) venceu neste domingo (15) o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, depois de largar da pole position, conquistando assim sua primeira vitória da temporada, em uma corrida marcada, em sua reta final, por uma colisão entre as duas McLarens.

O atual tetracampeão mundial, o holandês Max Verstappen (Red Bull), ficou em segundo lugar, e o prodígio italiano Andrea Kimi Antonelli, companheiro de Russell na equipe Mercedes, conquistou o primeiro pódio de sua carreira na categoria rainha graças ao seu terceiro lugar.

Atrás, as McLarens do líder do campeonato Oscar Piastri e de seu perseguidor Lando Norris disputavam a quarta posição. Na reta final, logo no início da 67ª das 70 voltas, Norris tocou por trás seu companheiro, perdeu o controle e bateu no muro à sua esquerda, ficando parado e com o carro danificado.

“Desculpe, a culpa é minha. Azar, desculpe. Foi uma estupidez da minha parte”, reagiu o britânico pelo rádio após o incidente.

A batida provocou um safety car, sob o qual a corrida terminou, sem possibilidade de mais ação na pista Giles Villeneuve.

As Ferraris do monegasco Charles Leclerc e do britânico Lewis Hamilton terminaram em quinto e sexto lugar, seguidas pela Aston Martin do veterano espanhol Fernando Alonso.

Nico Hulkenberg (Sauber), Esteban Ocon (Haas) e Carlos Sainz (Williams) completaram o Top 10. O argentino Franco Colapinto (Alpine) ficou em 13ª posição, logo à frente do brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber).