Vitória na estreia do Australian Open faz indiano faturar mais do que todo 2023

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vitória na estreia do Australian Open faz indiano faturar mais do que todo 2023

Sumit Nagal em ação pelo Aberto da Austrália de 2024
Sumit Nagal em ação pelo Aberto da Austrália de 2024Profimedia
O tenista indiano Sumit Nagal obteve a maior vitória de sua carreira no Aberto da Austrália deste ano. Seu triunfo por 6-4, 6-2 e 7-6 sobre Alexander Bublik, do Cazaquistão, nesta terça-feira (16), lhe rendeu mais prêmio em dinheiro do que ele ganhou em toda a temporada do ano passado, na qual disputou 75 partidas e venceu dois torneios de menor expressão.

Sumit Nagal, que ocupa a 137ª posição no ranking mundial, tornou-se o primeiro indiano em 35 anos a derrotar um cabeça-de-chave em um Grand Slam. Em 1989, Ramesh Krishnan chocou o mundo ao derrotar o então número um Mats Wilander logo na primeira rodada.

Nagal, de 27 anos, começou em Melbourne como qualifier e continua invicto, sem perder um único set no primeiro Grand Slam da temporada. Avançar para a segunda rodada significa uma recompensa de US$ 120.600 para ele.

Siga o Australian Open no Flashscore

Isso acaba com os temores que ele teve durante todo o ano passado, quando estava pensando em encerrar sua carreira. Ele ganhou apenas US$ 116.402 em prêmios em dinheiro em 2023.

"Se eu olhar para minha conta bancária, tenho agora o que tinha no início do ano, que é 900 euros", contou o tenista indiano em julho passado. Ele pode ter ganho cerca de 700.000 euros em sua carreira antes do início do Aberto da Austrália deste ano, mas disse que suas despesas anuais chegam a 100.000 euros e o dobro disso com um treinador. "Tudo o que ganho tenho que gastar imediatamente", reclamou.

Embora no ano passado Nagal tenha participado principalmente de torneios menores e comemorado apenas uma vitória no circuito ATP, seu mundo virou de cabeça para baixo em Melbourne.

"É sempre uma conquista se classificar para um Grand Slam, isso significa muito para mim. Nos últimos dois anos, tive várias lesões e não pude jogar os torneios que queria. No início do ano passado, eu estava apenas entre os 500 melhores do ranking.

"Estou muito orgulhoso de mim mesmo e da minha equipe por terem feito de mim o jogador que sou hoje", disse, depois de se classificar para o evento principal do Grand Slam depois de três anos. O triunfo sobre Alexander Bublik foi apenas sua segunda vitória em um torneio Big Four. A anterior foi em 2020, no US Open.

O cazaque Bublik era o 31º cabeça de chave em Melbourne e tinha um caminho teoricamente tranquilo até a eventual terceira rodada. Mas, mais uma vez, sua natureza errática apareceu.

O tenista, que é conhecido por seu comportamento excêntrico em quadra, só passou da primeira rodada nos majors do ano passado em Wimbledon, onde chegou às oitavas de final.

Nagal já mira o confronto com o chinês Juncheng Shang, que entrou como convidado no Aberto da Austrália, sendo um dos seis adolescentes no primeiro Grand Slam da temporada. Se o tenista indiano vencer, ele estenderá sua série de vitórias para cinco partidas.