Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wimbledon terá finalista inédita na chave feminina

Rybakina é única campeã do Grand Slam inglês ainda de pé
Rybakina é única campeã do Grand Slam inglês ainda de péReuters
Das 13 campeãs de Grand Slam que começaram a edição 2024 de Wimbledon, apenas três ainda permanecem de pé após a rodada de domingo (7).

Dentre as três, a única que conquistou o título na grama sagrada é a cazaque Elena Rybakina (4ª do ranking), que superou a russa Anna Kalinskaya nesta segunda-feira e avançou para as quartas de final.

As outras duas vencedoras de majors ainda vivas na chave de simples são a letã Jelena Ostapenko (14ª) e a tcheca Barbora Krejcikova (32ª).

Ostapenko, campeã de Roland Garros 2017, encara nas quartas de Wimbledon a também cazaque Yulia Putintseva (35ª). Já Krejcikova, campeã de Roland Garros 2021, joga contra a americana Danielle Collins (11ª), algoz de Bia Haddad.

Rybakina, Ostapenko e Krejcikova estão no mesmo lado da chave. Do outro lado, apenas a italiana Jasmine Paolini (7ª) já disputou uma final de Grand Slam na carreira – ela foi vice-campeã em Roland Garros nesta temporada.

Isto significa que Wimbledon 2024 terá uma finalista inédita.

Novas campeãs todo ano

Para ser bicampeã em Wimbledon, Rybakina precisa quebrar um tabu: as últimas seis edições foram vencidas por seis jogadoras diferentes de seis países diferentes. A última campeã repetida foi Serena Williams, em 2016.

A vencedora do ano passado, Marketa Vondrousova, caiu na primeira rodada neste ano. 

"Quando você vê sete campeãs diferentes nos últimos anos, isso mostra que há tanta profundidade no jogo que acho isso ótimo. Acho que isso torna o esporte divertido", disse Coco Gauff, derrotada pela compatriota Emma Navarro (19ª).

As maiores campeãs da Era Aberta do torneio são Martina Navratilova (nove títulos), Serena Williams (sete) e Steffi Graf (sete), e Venus Williams (cinco).

Atual campeã do US Open, Gauff caiu nas oitavas em Londres
Atual campeã do US Open, Gauff caiu nas oitavas em LondresReuters

Favoritas eliminadas

As número 1 e 2 do mundo – Iga Swiatek e Coco Gauff – do mundo foram eliminadas neste fim de semana. A número 3, Aryna Sabalenka, desistiu de jogar o major inglês por conta de uma lesão no ombro.

A vice de 2023 Ons Jabour foi derrotada na terceira rodada.

As únicas tenistas do top 10 nas quartas de final de Wimbledon são Elena Rybakina e Jasmine Paolini.

Siga Wimbledon em tempo real