Mais

Verstappen conquista pole position em Monza na última volta; Bortoletto larga em 7°

Verstappen fez a 45ª pole da carreira
Verstappen fez a 45ª pole da carreiraMarco BERTORELLO / AFP
Max Verstappen bateu o recorde de volta em Monza e colocou a Red Bull na pole position para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, depois que Lando Norris, da McLaren, parecia prestes a conquistar a primeira posição pelo segundo ano consecutivo neste sábado (6).

Norris foi o mais rápido em sua última volta, mas o atual campeão Verstappen garantiu a pole ao cruzar a linha em 1min18s792 segundos, 0,077 mais rápido que o melhor tempo do britânico.

Foi a 45ª pole da carreira de Verstappen, a quinta da temporada e a primeira desde Silverstone, em julho.

O recorde anterior da pista de 1min18s887 no “Templo da Velocidade” foi estabelecido pelo heptacampeão mundial Lewis Hamilton, em uma Mercedes, quando conquistou a pole em 2020.

“Sim, pessoal! Isso é inacreditável. Um trabalho muito bom. Deu certo. Está tudo bem”, exclamou Verstappen pelo rádio da equipe.

O líder australiano do campeonato da McLaren, Oscar Piastri, se classificou em terceiro, com Charles Leclerc, da Ferrari — vencedor do ano passado — completando a segunda fila e seu companheiro de equipe Hamilton em quinto lugar, mas com uma queda de cinco posições no grid.

Isso significa que George Russell largará em quinto pela Mercedes, com seu companheiro de equipe italiano Kimi Antonelli ao lado na terceira fila para sua segunda corrida em casa na temporada.

Gabriel Bortoleto, da Sauber, subirá para sétimo e o eterno piloto da Aston Martin, Fernando Alonso, empresário do brasileiro, ficará em oitavo, com Yuki Tsunoda, da Red Bull, em nono.

A corrida de domingo (7) provavelmente será outra grande batalha entre Piastri e Norris, que está 34 pontos atrás do australiano após sofrer a agonia de uma desistência mecânica no Grande Prêmio da Holanda no último fim de semana.

“Max foi rápido durante todo o fim de semana e isso nunca é uma surpresa com ele”, disse Norris, que também foi mais lento que Verstappen nas duas primeiras fases da qualificação.

“Foi uma sessão e tanto para mim, com altos e baixos e muitos erros. Mas, para juntar tudo na última volta, fiquei bastante feliz com o segundo lugar.”

Piastri disse que sua volta foi “organizada e sem grandes erros". “O resultado não é uma grande surpresa, mas obviamente adoraríamos ter ficado um pouco mais à frente”, disse o vencedor de sete corridas até agora este ano. A McLaren venceu as últimas cinco corridas e teve sete dobradinhas até agora.

Isack Hadjar, que conquistou o primeiro pódio da sua carreira na F1 com o terceiro lugar pela Racing Bulls em Zandvoort no domingo passado, não conseguiu passar da fase inicial e largará em 16º lugar.

O companheiro de equipe Liam Lawson ficou em último lugar na qualificação, enquanto Franco Colapinto e Pierre Gasly, da Alpine, ficaram em 18º e 19º lugar, respectivamente, e Lance Stroll, da Aston Martin, em 17º.