Verstappen tenta recorde em Austin para quebrar hegemonia da Mercedes

Verstappen tenta recorde em Austin para quebrar hegemonia da Mercedes
Verstappen tenta recorde em Austin para quebrar hegemonia da MercedesProfimedia

O bicampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen (25) pode igualar um recorde no Grande Prêmio dos Estados Unidos de domingo (23) em Austin, Texas, e acabar oficialmente com a hegemonia da Mercedes no campeonato de construtores.

Verstappen, vencedor do ano passado no Circuito das Américas, precisa de mais uma vitória para se igualar aos grandes Michael Schumacher e Sebastian Vettel como os únicos pilotos a terem vencido 13 GPs em uma única temporada.

Siga o Grande Prêmio dos EUA

Ao mesmo tempo, a Red Bull pode conquistar seu primeiro campeonato de construtores desde 2013, impedindo que a Mercedes ganhe seu nono título consecutivo. Seria (ou será) a primeira dobradinha da equipe austríaca desde 2013 (o último ano da era V8 antes da mudança para os turbo híbridos V6 que impulsionaram a ascensão da Mercedes).

"Esse é o próximo objetivo e eu vou dar tudo de mim, é claro, para ter certeza de que vamos ganhar essa também", disse Verstappen depois de se sagrar campeão dos pilotos no Japão.

Fácil, extremamente fácil

A realidade é que o holandês pode não ter que fazer muito para sua escuderia conquistar o título de construtores, já que a Red Bull tem 165 pontos de vantagem sobre a segunda colocada Ferrari, e há apenas 147 a serem disputados após Austin – mais pontos do que o usual devido a uma corrida sprint restante no GP Brasil.

Se a Ferrari não conseguir marcar 19 pontos a mais do que a Red Bull no Texas, a disputa acaba. A equipe italiana conseguiu a façanha apenas uma vez nesta temporada – no Grande Prêmio de Bahrain, quando terminou com uma dobradinha e a volta mais rápida.

A Red Bull venceu as últimas sete corridas, e 14 de 18, com cinco dobradinhas. É a temporada de maior sucesso da equipe na F1 até agora. Faltam apenas 31 pontos para a escuderia austríaca igualar seu recorde de 650, alcançado em 2011.

A Mercedes, ainda sem vitórias em 2022, estreará seu último pacote de upgrades para a temporada e espera uma boa exibição em uma pista que tem dado sorte para o heptacampeão mundial Lewis Hamilton.

"Se pudermos dar um passo a mais, esperamos poder entrar na luta com as Ferraris e as Red Bulls", disse Andrew Shovlin, o diretor de engenharia de pistas da Mercedes.

O Circuito das Américas está celebrando seu 10º aniversário como anfitrião do Grande Prêmio dos EUA. e os organizadores esperam um público recorde de 440.000 pessoas em três dias, enquanto a F1 continua a crescer em popularidade no país da Fórmula Indy.

Confira a classificação de pilotos e construtores da temporada 2022 da Fórmula 1