O piloto alemão, que está encerrando sua carreira após a corrida de domingo, parecia inspirado quando atacou a pista iluminada de Yas Marina e ceifou o tráfego mais lento, fazendo sua Aston Martin parar no nono lugar no grid .
"Estava ganhando vida, eu estava ganhando vida", disse Vettel, que tem 57 poles na carreira, após a sessão."Estou feliz com o andamento da sessão. Foi um pouco emocionante antes de entrar no carro, mas assim que entrei, pensei nas voltas de qualificação", acrescentou.
Vettel conquistou seu último título mundial há mais de uma década, enquanto já se passaram mais de três anos desde que o alemão venceu uma corrida. Mas ele deixa a Fórmula 1 como um homem mais popular do que era em seu auge.
Ao longo do fim de semana de Abu Dhabi, pilotos e chefes de equipe falaram de Vettel com carinho. Sua família, incluindo seu pai Norbert e três filhos pequenos, geralmente mantidos longe do brilho público do paddock da Fórmula 1, estavam presentes.
Sua garagem Aston Martin foi enfeitada com uma fotografia de um jovem Vettel e seu traje verde de kart infantil. No sábado, após a qualificação, a maioria do paddock, incluindo Mick Schumacher (23), filho de seu ídolo de infância Michael, se despediu de Vettel dando uma volta na pista de Yas Marina vestindo camisetas 'Danke Seb'.
Deixando de lado suas rivalidades na pista, todos os 20 pilotos se reuniram para um jantar de despedida para Vettel na noite de quinta-feira. Muitos deles usaram as cores do capacete de Vettel em sua homenagem. O bicampeão mundial Fernando Alonso (41), um dos maiores rivais de Vettel, é um deles.
"Vou cuidar dele na largada e na primeira volta", disse o espanhol, que alinhará atrás de Vettel na sexta linha do grid em 11º. "Vamos esperar que nós dois vejamos a bandeira quadriculada."