Mais

Itália vence Turquia e completa dobradinha de títulos com conquista de Mundial e Olimpíada

Italianas voltaram ao topo do mundo
Italianas voltaram ao topo do mundoLILLIAN SUWANRUMPHA/AFP
A Itália conquistou seu segundo título mundial menos de um ano após o triunfo olímpico, derrotando a Turquia na final após uma disputa magnífica, decidida somente no tie-break (25-23, 13-25, 26-24, 19-25, 15-8), em Bangkok, na Tailândia, neste domingo (7).

A Itália está no topo do mundo pela segunda vez depois de 2002, graças à sua geração de ouro liderada pela oposta Paola Egonu ( 22 pontos) e pelo técnico Julio Velasco.

Confira os resultados do Mundial Feminino de vôlei

Depois de ganhar dois títulos mundiais na década de 1990 com a equipe masculina italiana, o técnico argentino de 73 anos trouxe duas medalhas de ouro consecutivas para a equipe feminina. Ele assumiu o comando da equipe em meio a uma crise, poucos meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris.

Além dessas duas medalhas de ouro, ele acrescentou dois títulos da Liga das Nações à sua sala de troféus.

Depois de derrotar o Brasil nas semifinais (3 a 2 após estar perdendo por 1 a 0 e depois por 2 a 1), as italianas resistiram à recuperação das turcas de Melissa Vargas (28 pontos, 4 aces), as atuais campeãs europeias, que estavam disputando sua primeira final mundial.

Egonu (à direita) foi um dos destaques do título italiano
Egonu (à direita) foi um dos destaques do título italianoFIVB

As italianas se valeram de sua experiência no tie-break, que dominaram após um início lento (0-2 e depois 4-6), graças principalmente à sua superioridade no contra-ataque (5 pontos, incluindo dois de Ekaterina Antropova e Myriam Sylla).

O Brasil, por sua vez, subiu ao pódio, como fez nos Jogos Olímpicos de 2024, superando o Japão, também em um tie-break (25-12, 25-17, 19-25, 27-29, 18-16).

Itália aumentou série de jogos sem perder
Itália aumentou série de jogos sem perderFIVB