Mais

Red Bull anuncia que não vai renovar o contrato do piloto mexicano Sergio Pérez

Sergio Perez (à esq.) vai deixar a Red Bull
Sergio Perez (à esq.) vai deixar a Red BullDavid Davies / PA Images / Profimedia
O piloto mexicano Sergio Perez perdeu seu cockpit na Red Bull Racing e não vai mais pilotar ao lado do campeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen. A equipe fez o anúncio nesta quarta-feira (18), deixando no ar a dúvida sobre quem substituirá Perez em 2025.

Espera-se que a Red Bull promova o neozelandês Liam Lawson. O jovem de 22 anos já participou de 11 corridas pela equipe irmã Racing Bulls nas temporadas de 2023 e 2024.

"Dirigir para a Red Bull foi uma experiência inesquecível e eu sempre valorizarei os sucessos que alcançamos juntos", disse Pérez.

O motivo da separação de Pérez, apesar de seu contrato atual, é a contínua queda de forma do piloto de 34 anos. Ele vinha pilotando para a Red Bull desde 2021, ficando à sombra do tetracampeão mundial Verstappen, tendo com frequência a missão de ser um nobre ajudante do companheiro de equipe. No entanto, a última temporada, em particular, foi uma decepção.

Pérez terminou apenas em 8° lugar no campeonato de pilotos, o que significa que sua equipe perdeu outro triunfo no campeonato de construtores: a Red Bull terminou apenas em terceiro lugar, atrás da McLaren e da Ferrari.

Mesmo assim, a equipe apoiou Pérez por muito tempo e até estendeu seu contrato até 2026 durante a temporada, mas o fim da carreira do vice-campeão mundial de 2023 não é mais uma surpresa.

Lawson substituiu o australiano Daniel Ricciardo na Racing Bulls a partir de outubro de 2024. No entanto, Yuki Tsunoda também foi cogitado recentemente como substituto de Pérez.

O piloto japonês pilota para a Racing Bulls desde 2021 e tem sido companheiro de equipe de Lawson nos últimos meses. Ambos estavam no mesmo nível de suas performances.