Mais

Verstappen admite que Red Bull "não é a mais rápida", mas confia em evolução na temporada

Verstappen compartilha expectativas para a temporada antes do GP da Austrália
Verstappen compartilha expectativas para a temporada antes do GP da AustráliaSAEED KHAN / AFP
O piloto Max Verstappen disse, nesta quinta-feira (13), que a Red Bull "não é a mais rápida no momento" antes do Grande Prêmio da Austrália, que abre a nova temporada da Fórmula 1. Mas, o holandês alertou que isso pode mudar no decorrer da temporada.

"No momento, é impossível saber. Sei que não somos os mais rápidos no momento, mas a temporada é muito longa. Se você tivesse feito essa pergunta no ano passado, e depois no final da temporada, a resposta seria completamente diferente. Portanto, muitas coisas sempre podem mudar rapidamente", afirmou.

Quando perguntado sobre o desempenho da Red Bull até o momento, Verstappen apenas garantiu que há muito esforço envolvido.

"Em boa forma, eu acho. Não sei. Acho que vamos descobrir neste fim de semana e depois. Tentaremos fazer o nosso melhor. Não há muito mais que possamos fazer. Os testes não duram muitos dias, então encontramos algumas áreas para trabalhar e é isso que continuaremos a fazer", declarou.

O holandês reconheceu que o carro melhorou ao longo da temporada, mas disse que é muito cedo para saber como se compara ao da McLaren, Ferrari e Mercedes.

2024 já terminou...

Verstappen conquistou o quarto título da F1 consecutivo em Las Vegas, em novembro, com duas corridas de antecedência. Aos 27 anos, o piloto busca entrar para um clube ainda mais exclusivo: somente Michael Schumacher ganhou cinco campeonatos seguidos.

No entanto, apesar de chegar ao título de 2024 com 63 pontos de vantagem sobre Lando Norris, o holandês teve que superar uma sequência de 10 corridas sem vitórias no meio da temporada, quando a estrela da McLaren o ultrapassou.

A equipe britânica e os pilotos Norris e Oscar Piastri são vistos como uma ameaça ainda maior este ano, já que Verstappen não conseguiu estabelecer o tempo mais rápido em nenhum dos dias de teste no Bahrein. A Red Bull teve duas semanas para analisar os dados e ajustar a configuração antes do início do primeiro teste em Melbourne, na sexta-feira (7).

No ano passado, o piloto venceu sete das 10 primeiras corridas e começou a correr, antes que um colapso no meio da temporada abrisse a porta para os rivais. Schumacher com cinco títulos consecutivos projetaria Verstappen entre os maiores de todos os tempos, mas o holandês não quer pensar nisso.

"É muito mais relaxante encarar a corrida, confiar nas pessoas ao seu redor e seguir em frente. Trabalhe duro dentro e fora da pista, tente consertar os aspectos de que não gosta em um carro, sempre fazer o seu melhor na pista, minimizar os erros e continuar marcando pontos. Não penso nisso. Não há motivo para pensar nisso ainda", acrescentou sobre a defesa do título.

Norris freia expectativas

"Acho que temos um bom carro para começar a temporada, mas não acho que sejamos superiores a nenhum de nossos principais concorrentes", afirmou Lando Norris.

O vice-campeão mundial com a McLaren comentou a preparação para o início da nova temporada da Fórmula 1 na Austrália.

"Obviamente, tem-se falado muito sobre isso e muitas coisas foram ditas nas últimas semanas, mas não acho que estejamos mais à frente do que nossos concorrentes ou que as pessoas pensem que estamos. Ainda acho que será um fim de semana difícil e teremos que lutar, mas acho que estamos em uma boa posição para começarmos fortes e confiantes", garantiu em coletiva.

Emoção de Antonelli

"Em primeiro lugar, é uma sensação bastante surreal estar aqui e poder correr com alguém como Lewis (Hamilton)", disse Kimi Antonelli.

Às vésperas da estreia como piloto oficial da Mercedes, na Fórmula 1, Antonelli não escondeu a empolgação na primeira entrevista coletiva como titular, na qual dividiu o palco com Hamilton e o espanhol Carlos Sainz, ex-Ferrari.

"Depois que entrei para a Mercedes, cresci admirando Lewis. Ele teve um sucesso incrível. É um pouco estranho para mim dividir a pista com ele, mas também com Carlos e todos os outros pilotos. Quando você está acostumado a vê-los na TV e finalmente compartilhar a pista com eles, é uma sensação incrível", contou emocionado o italiano.

"No ano passado, pude ir um pouco para a pista e, no final da temporada, comecei a trabalhar com a equipe. Lewis sempre foi gentil comigo e até me deu alguns conselhos. Estou muito grato porque isso mostra que ele não é apenas um ótimo piloto, mas também uma ótima pessoa", acrescentou.

Hamilton e Antonelli abrem a temporada da Ferrari
Hamilton e Antonelli abrem a temporada da FerrariDivulgação/ Mercedes