Os Estados Unidos disputarão a quinta final olímpica consecutiva e querem o 16º ouro no basquete masculino na história. A adversrária será a dona da casa, França, que venceu a campeã mundial Alemanha por 73 a 69.
Veja a tabela completa do basquete masculino nos Jogos Olímpicos
Os autoproclamados Vingadores, reunidos após o quarto lugar na Copa do Mundo de 2023 por iniciativa de LeBron James, venceram com facilidade os quatro jogos anteriores em Paris, incluindo um duelo contra a própria Sérvia na primeira fase.
Mas a seleção europeia aprendeu com seus erros para chegar perto do que teria sido a primeira vitória sobre os Estados Unidos em Jogos desde as semifinais de Atenas 2004, quando a Argentina venceu. Desde então, apenas triunfos e medalhas de ouro.
Mais uma vez a Sérvia foi liderada por Nikola Jokic, com 17 pontos e 11 assistências, ao lado do capitão Bogdan Bogdanovic, que somou 20.
Perdendo por dois dígitos durante boa parte do jogo e por 76 a 63 no início do quarto período, as chances dos Estados Unidos de um quinto ouro consecutivo estavam diminuindo rapidamente. Então, as estrelas Stephen Curry e LeBron James assumiram o comando e marcaram 36 e 16 pontos, respectivamente.