A competição aconteceria inicialmente no Rio de Janeiro, mas uma reunião entre o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr, e o governador Hélder Barbalho, realizada na última semana, encaminhou Belém como sede do Pré-Olímpico.
Nesta terça-feira (19), a FIBA, entidade que rege o basquete mundial, confirmou a mudança do Rio para a capital paraense. O torneio acontecerá entre os dias 8 a 11 de fevereiro. Quatro seleções vão brigar por três vagas em Paris 2024.

Os outros três países que receberão os torneios Pré-Olímpicos serão Hungria, Bélgica e China. Os Estados Unidos, donos do título mundial, e a França, sede dos Jogos do ano que vem, já estão classificados para as Olimpíadas do ano que vem.
"É uma felicidade imensa poder trazer ao Brasil esse torneio Pré-Olímpico, uma vitória para o basquete feminino brasileiro e mais uma amostra do tamanho e representatividade do basquete feminino brasileiro. Quero agradecer a confiança da FIBA e do Governo do Pará conosco, por meio do governador Hélder Barbalho e do Secretário Geral Andreas Zagklis. Vamos fazer uma grande festa e vamos conquistar essa vaga olímpica", declarou o presidente Guy Peixoto Jr.
A competição será disputada no ginásio Guilherme Paraense.
"Nós estaremos todos juntos para mostrar Belém, para mostrar o Pará, a Amazônia e, acima de tudo, para colocar as nossas atletas, o basquete feminino lá nas alturas", afirmou Hélder Barbalho, Governador do Pará.