Brasileiro Filipe Toledo é campeão mundial de surfe pela 2ª vez

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasileiro Filipe Toledo é campeão mundial de surfe pela 2ª vez

Na série melhor de três, Filipe superou o adversário nas duas primeiras
Na série melhor de três, Filipe superou o adversário nas duas primeirasAFP
O brasileiro Filipe Toledo conquistou, neste sábado (9), seu segundo título mundial de surfe. Ele já havia conquistado o troféu na última temporada.

A conquista da World Surf League (WSL) veio na cidade norte-americana de San Clemente, após triunfo sobre Ethan Ewing, terceiro colocado da temporada, no Finals 2023.

A disputa final contou com os cinco melhores surfistas da temporada. Além de Filipe, o Brasil esteve representado por João Chianca, o Chumbinho. Os dois estão classificados para a Olimpíada de Paris, em 2024. 

"Estou muito feliz. Quero agradecer minha família e meu time, sem vocês eu não conseguiria. Foi muito difícil chegar até aqui e estar confiante. Tive muitos pensamentos ruins e de insegurança. Papai do céu me honrou", comemorou após a definição do resultado. 

Filipe levou a melhor sobre adversário nas duas primeiras baterias da final
Filipe levou a melhor sobre adversário nas duas primeiras baterias da finalAFP

Na série melhor de três, Filipe superou o adversário nas duas primeiras, com a de abertura sendo bastante disputada. Os aéreos do brasileiro fizeram a diferença para ele sair na frente. 

Os dois finalistas tiveram que superar a falta de ondas na segunda bateria, com o cenário favorecendo o brasileiro, que estava na frente do placar.

No feminino, o título ficou com Caroline Marks. Ela conquistou o título inédito da World Surf League ao superar a pentacampeã Carissa Moore.

O Brasil possui outros brasileiros no hall de campeões da WSL como Adriano de Souza (Mineirinho), Ítalo Ferreira e Gabriel Medina. Desde 2014, o país esteve sete vezes no topo em nove disputas ao final da temporada. 

Filipe comemora ao lado da também campeã Caroline Marks
Filipe comemora ao lado da também campeã Caroline MarksAFP