Surfista Filipe Toledo se retira do circuito da WSL para focar em sua saúde mental

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Surfista Filipe Toledo se retira do circuito da WSL para focar em sua saúde mental

Filipe foi o primeiro surfista brasileiro a conquistar títulos mundiais consecutivos
Filipe foi o primeiro surfista brasileiro a conquistar títulos mundiais consecutivosProfimedia
O Brasil terá um importante desfalque na sequência do World Surf League (WSL), o circuito mundial de surfe. Filipe Toledo não vai disputar a temporada. Ele tomou a decisão, que foi divulgada neste domingo (11), alegando que precisa focar sem sua saúde mental. O surfista explicou os motivos também em seus stories no Instagram, deixando claro que segue focado em participar da Olimpíada de Paris.

“É com o coração pesado que anuncio hoje que estou me retirando para o restante da temporada do Championship Tour de 2024. Essa decisão foi muito difícil para mim e veio depois de dias de discussão com as pessoas mais próximas.

"A WSL tem me apoiado muito e estou muito grato por terem me concedido o wildcard para o início da temporada de 2025. Estou comprometido em voltar melhor do que nunca", comenta o brasileiro, duas vezes campeão mundial. 

Filipe já venceu 17 disputas do Championship Tour
Filipe já venceu 17 disputas do Championship TourAFP

"Espero que meus fãs em todo o mundo entendam esta decisão e fiquem comigo quando eu retornar ao tour no próximo ano. Desejo aos meus colegas competidores uma ótima temporada de CT pela frente. Estarei de olho", garante. 

Filipe foi o primeiro surfista brasileiro a conquistar títulos mundiais consecutivos (2022 e 2023). Ele foi o responsável por 17 vitórias em eventos do Championship Tour desde que ingressou pela primeira vez em 2013, aos 17 anos. Em 2023, foram quatro vitórias. 

Toledo receberá o wildcard da temporada 2025
Toledo receberá o wildcard da temporada 2025AFP

Apoio e respeito

A organização do evento não somente entendeu e respeitou a decisão de Filipe, como o apoiou, sabendo da importância de sua saúde mental em dia para a sequência de sua carreira.

O comprometimento e a dedicação envolvidos em competir no mais alto nível podem consumir tudo”, disse Jessi Miley-Dyer, Chefe de Esportes da WSL. “Apoiamos a decisão de Filipe de priorizar sua saúde física e mental enquanto ele dá um passo para trás.

"Esperamos que ele tenha tempo e espaço para se recuperar este ano e esperamos vê-lo de volta entre os melhores do mundo através do wildcard do WSL CT em 2025", afirma. 

A retirada de Toledo abre as portas para o marroquino Ramzi Boukhiam (MAR).