China bate Austrália e enfrenta EUA na final do Mundial de basquete

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
China bate Austrália e enfrenta EUA na final do Mundial de basquete
Chinesas vibram com vitória sobre as anfitriãs e vaga na final
Chinesas vibram com vitória sobre as anfitriãs e vaga na finalAFP
Em uma partida emocionante, a China derrotou a anfitriã Austrália por 61 a 59 nesta sexta-feira (30), em Sidney, e se classificou para a final da Copa do Mundo Feminina de Basquete. A decisão será contra os Estados Unidos, atual tricampeão, que venceu o Canadá por 83 a 43.

A China disputará sua primeira final desde 1994, quando caiu para o Brasil, também em Sydney. Neste sábado (1º de outubro), às 3h, a seleção asiática contará com o apoio do SuperDome, devido à numerosa população chinesa que vive na Austrália.

Na semifinal desta sexta, a australiana Ezi Magbegor desperdiçou, no estouro do cronômetro, o arremesso que levaria o duelo para a prorrogação. Na frente do placar até os últimos cinco minutos, a China se viu em desvantagem após uma cesta de Steph Talbot (51-53, faltando quatro minutos e 42 segundos).

Veja todos os resultados da Copa do Mundo Feminina de Basquete

A Austrália teve duas posses para abrir quatro pontos de vantagem, mas, na segunda, Wang Siyu roubou a bola de Talbot e Huang deixou tudo igual, a 46 segundos do fim (59-59).

Na sequência, Cayla George, errou seu arremesso e Wang Siyu convertou dois lances livres (61-59), após uma falta talvez desnecessária de Samantha Whitcomb, já que Wang parecia em posição ruim para arremessar, quando faltavam apenas três segundos para o fim.

E se Wang foi a jogadora que desequilibrou, a cestinha Han Xu (2,05m) sustentou a China no jogo. A pivô anotou 19 pontos, 10 rebotes e cinco tocos.