Bortoleto, que com este sétimo lugar consegue sua melhor classificação em seu primeiro ano na F1, vai dividir a quarta fila do grid com Max Verstappen (Red Bull), que terminou em oitavo.
O tetracampeão mundial, que confirmou sua permanência na Red Bull na quinta-feira, pondo fim aos rumores de que estaria se transferindo para a Mercedes, largará da oitava posição em seu 200º Grande Prêmio com a equipe austríaca. O holandês teve sua pior sessão de classificação da temporada.
Leclerc sem palavras
Em uma volta incrível no fim do Q3, Charles Leclerc se colocou à frente do líder do campeonato, o australiano Oscar Piastri, e do vice-líder, o britânico Lando Norris, ambos da McLaren, que foram segundo e terceiro, respectivamente.
"Não tenho nada a dizer", comemorou Leclerc momentos após conquistar "uma das melhores pole positions" de sua carreira, "porque é tão inesperado!"
Ele não está errado. Desde o início do fim de semana, as McLarens eram as favoritas na pista de Hungaroring, perto da capital, Budapeste. A torcida presumiu que um dos dois carros da líder de construtores conquistaria a pole.
"O vento mudou muito. Parece patético culpar o vento, mas mudou completamente. É difícil fazer uma avaliação nessas condições", explicou Piastri.
O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 terá 70 voltas e será disputado neste domingo (3). A largada está marcada para as 10h (horário de Brasília).