Uma semana depois da cerimônia de apresentação organizada em Londres, o ambiente não será festivo no paddock do circuito de Sakhir, onde as escuderias colocarão as cartas na mesa a duas semanas do Grande Prêmio da Austrália, o primeiro dos 24 programados para a temporada.
Os modelos de todos os carros já foram revelados, mas estes três dias de treinos darão pistas quanto ao rendimento das escuderias para uma temporada que se anuncia muito equilibrada.
"Acho que vai ser uma continuação do ano passado, com quatro equipes (McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes) com chances de ganhar corridas, de ganhar o campeonato, e será um bom embate", prevê Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari.
Último ano do regulamento
Neste último ano do ciclo do regulamento atual, antes da grande reforma de 2026 que modificará enormemente os motores e chassis, o equilíbrio que marcou o final da temporada 2024 deve se manter.

Os carros serão uma continuação dos da temporada passada e, mesmo que as equipes tenham se apressado para aprimorá-los, os olhares já estão voltados para 2026. Por isso, é de se esperar que as melhorias não se estendam por muito tempo para priorizar o projeto da próxima temporada.
Hamilton aposta na Ferrari
Embora seja recomendável ter prudência e não tirar conclusões precipitadas, os testes de pré-temporada permitiram constatar a superioridade da Red Bull no ano passado.
Mas antes de falar de tempos a serem batidos, o circuito de Sakhir será palco de um momento esperado há um ano: as primeiras voltas oficiais do britânico Lewis Hamilton ao volante de uma Ferrari, depois de 12 temporadas na Mercedes.
Volta de um brasileiro
Os testes também marcarão a estreia de Gabriel Bortoleto (Sauber), primeiro brasileiro na F1 desde Felipe Massa, que se despediu da categoria em 2017. O piloto brasileiro deve encontrar dificuldade, já que estreará na pior equipe do grid em 2024.

Além de Bortoleto, o italiano Kimi Antonelli (Mercedes) e o francês Isack Hadjar (Racing Bulls) ainda não disputaram nenhuma corrida e terão que absorver o máximo de informação possível nesta semana.
Número de voltas vale mais que os tempos
Com a dura limitação de testes na Fórmula 1 e apenas três dias de pré-temporada, perder qualquer tempo de pista é algo grave. Portanto, quando os times colocam o carro no circuito e permanecem nele sem problemas, já é um ótimo sinal. O contrário também é verdadeiro.

À medida que o carro se mostra confiável, as equipes partem para testes aerodinâmicos, diferentes acertos e simulações de corrida. Quem percorrer esse caminho com mais naturalidade dá melhores sinais que os adversários.
Onde assistir à pré-temporada da F1?
Desde 2022, o BandSports realiza a transmissão de parte da pré-temporada da F1. O canal esportivo transmite das 6h às 12h na quarta (26) e na quinta-feira (27), e das 6h às 7h45 na sexta-feira (28). O F1 TV Pro, streaming oficial da Fórmula 1, passará 100% das atividades no Bahrein ao vivo e sob demanda.