Mais oito estádios estão na lista de visitas da FIFA e as inspeções se encerrarão no dia 11 de outubro. O próximo destino da delegação técnica será a Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta quarta-feira (2).
Quem lidera o grupo é Rhiannon Martin, diretora da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Além dos estádios, os representantes da entidade estão avaliando detalhes de infraestrutura da cidade-sede, como transportes e aeroportos.
O Mineirão possui tradição recente em eventos de grande porte, pois já recebeu jogos da Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014, incluindo jogos das semifinais de ambos os torneios, além de partidas dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
"O Brasil apresentou 12 boas opções e estamos muito satisfeitos por estarmos aqui para conduzir um processo de seleção tão competitivo para determinar quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Estamos muito ansiosos para trazer o torneio pela primeira vez para a América do Sul e, em particular, para o Brasil", ressaltou Rhiannon Martin.
Além de Belo Horizonte e do Mineirão, as demais cidades e estádios candidatos à sede do torneio são: (Estádio Mangueirão), Brasília (Estádio Nacional), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã) Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo).
Para a realização da Copa, a FIFA necessita de, no mínimo, oito estádios. Em novembro, novas inspeções serão feitas, desta vez para avaliar centros de treinamento e também hotéis que receberão as delegações. O anúncio das sedes da Copa do Mundo Feminino de 2027 será feito pela FIFA no início do próximo ano.
"Estamos orgulhosos de visitar 12 opções viáveis e agradecemos a todas as cidades candidatas a sede pelo seu comprometimento e entusiasmo. A infraestrutura está pronta, mas essas visitas são uma oportunidade de mostrar à FIFA os muitos outros benefícios de sediar a Copa do Mundo Feminina em cada cidade - do ponto de vista esportivo, é claro, mas também em termos de impacto social na comunidade, aspectos comerciais e intercâmbio cultural", declarou a gerente da Fase de Planejamento Inicial da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, Valesca Araújo.
Confira as datas das próximas visitas da FIFA:
• 2/10: Cuiabá - Arena Pantanal
• 3/10: Brasília - Estádio Mané Garrincha
• 4/10: Belém - Estádio Mangueirão
• 5/10: Manaus - Arena da Amazônia
• 7/10: Fortaleza - Arena Castelão
• 9/10: Natal - Arena das Dunas
• 10/10: Recife - Arena Pernambuco
• 11/10: Salvador - Arena Fonte Nova