Liga dos Campeões: Borussia goleia Atlético de Madrid e volta à semifinal da Champions após 11 anos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dortmund reverte vantagem do Atlético de Madrid e chega à semifinal da Champions

Dortmund não se abateu após ver Atlético ter a classificação em suas mãos
Dortmund não se abateu após ver Atlético ter a classificação em suas mãosAFP
O Borussia Dortmund venceu o Atlético de Madrid por 4 a 2, nesta terça-feira (16), no Signal Iduna Park, em Dortmund, no jogo de volta das quartas de final da Champions League. O resultado classificou o time alemão para as semifinais, revertendo a vantagem que o time espanhol construiu na ida com vitória de 2 a 1.

Brandt, Maatsen, Fullkrug e Sabitzer fizeram os gols do Borussia, com Hummels (contra) e Correa descontando para os rojiblancos, que disputaram uma semifinal de Champions pela última vez na temporada 2016/2017. O time alemão volta a estar entre os quatro melhores do torneio após 11 anos. 

O técnico Diego Simeone, do Atlético de Madrid, bem havia dito, no dia anterior, que esta seria uma noite das boas de Champions. E não deu outra.

O jogo foi repleto de emoções, com o Dortmund abrindo 2 a 0 no primeiro tempo antes de ver o Atlético deixar tudo igual, no começo da etapa final, e ter a classificação em suas mãos. A reação amarela foi instantânea com dois gols em sequência para selar a classificação histórica para as semifinais. 

Boa parte do "toma lá dá cá" veio com as mudanças feitas por Simeone no segundo tempo, que fez seu time ir pra cima, deixando o jogo com emoções pra dar e vender.

Oportunidades claras de gol perdidas pelo Atlético fizeram falta. A torcida espanhola vai se lamentar por muito tempo pelas oportunidades desperdiçadas por Morata e Correa. 

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

Na próxima fase, o Dortmund vai encarar o PSG, que superou o Barcelona. Os primeiros jogos das semifinais acontecem entre 30 de abril e 1° de maio, antes da definição dos finalistas na semana seguinte, entre 7 e 8 de maio. 

No domingo (21), em casa, o Dortmund tem confronto marcado contra o Leverkusen, campeão da atual temporada da Bundesliga. O Atleti, no mesmo dia, visita o Alavés pela 32ª rodada da LaLiga. 

Siga a Champions pelo Flashscore

Maatsen acertou a bochecha da rede para dobrar a vantagem amarela no primeiro tempo
Maatsen acertou a bochecha da rede para dobrar a vantagem amarela no primeiro tempoAFP

Emoção desde o apito inicial

O jogo começou com uma chance clara de gol para cada lado. Sabitzer perdeu para o Dortmund, preferindo dominar, de frente pro gol, quando o caminho ideal seria finalizar de primeira. O Atleti desperdiçou com Morata, que ficou frente a frente com o goleiro Kobel, aos 4 minutos. O toque por cima foi a opção correta, faltando precisão para deixar seu time na frente. 

Ferrolho quebrado

Após o susto, o Dortmund seguiu tomando a iniciativa, com o Atlético de Madrid se segurando bem. O time de Simeone mostrou uma de suas melhores qualidades: a de fechar bem os espaços e jogar compactado, esperando chances certeiras para sair no contra-ataque. 

Morata pecou na precisão em chance clara de gol aos 4 minutos de jogo
Morata pecou na precisão em chance clara de gol aos 4 minutos de jogoAFP

O Dortmund fincou os dois pés no seu campo de ataque e chegou ao primeiro gol com Brandt. O zagueiro Hummels, que chegou aos 500 jogos pelo Dortmund, achou um bom passe para o meia, que venceu o goleiro Oblak aos 34 minutos. 

Veja os detalhes de Dortmund x Atlético de Madrid

Aos 39, veio o segundo do Borussia, também pelo lado esquerdo. A troca de passes com boa movimentação perto da área fez Maatsen receber de Sabitzer em boa condição de finalizar. O chute acertou a bochecha da rede espanhola para reverter a vantagem vermelha e branca. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Tripla mudança e retorno imediato

Em busca de uma mudança no segundo tempo, Simeone fez três substituições no intervalo. A etapa final mal havia começado quando ficou clara a alteração de postura do time de Madri. Aos 4 minutos, o Atlético descontou com gol contra de Hummels.

A cabeçada de Hermoso levaria pouco perigo ao gol alemão, com o zagueiro se antecipando para tentar afastar e jogando contra o patrimônio. 

Aos 11 minutos, Correa fez Simeone se jogar no gramado ao perder mais um gol de frente para o goleiro, mostrando o novo ritmo dos visitantes. A intensidade do Dortmund não era a mesma com a melhora do Atleti, com o mesmo Correa salvando a pele do seu time. Foi dele o gol de empate aos 19 minutos após lance de insistência do time espanhol. 

Dortmund anotou dois gols em cada tempo para sacramentar classificação
Dortmund anotou dois gols em cada tempo para sacramentar classificaçãoAFP

Reação amarela

Ao Borussia, restou ir pra cima. O time da casa voltou a ficar na frente, aos 26, com Fullkrug em uma cabeçada perfeita que beijou a trave antes de deixar os alemães na frente novamente.

Três minutos depois, Sabitzer foi premiado pela boa atuação para sacramentar a goleada e fazer o Dortmund ter justamente o resultado que precisava para avançar de forma direta para as semifinais. 

Atlético teve postura superior no segundo tempo, que acabou sendo insuficiente
Atlético teve postura superior no segundo tempo, que acabou sendo insuficienteAFP