Mais

Real reencontra velho conhecido; City pega freguês: veja os números da rodada da Champions

Courtois em treino do Real Madrid
Courtois em treino do Real MadridReal Madrid/Flashscore

A 3ª rodada da Liga dos Campeões começa nesta terça (21). Confira os tabus, dados e curiosidades das principais partidas desta semana.

O Arsenal segue como favorito para ganhar a Champions League deste ano, segundo a Opta, com 18% de chance de ficar com o troféu.

Confira a tabela completa da Champions

Já o Liverpool tenta se achar na temporada, mesmo ainda aparecendo como o 2º favorito ao título (12%). Veja a seguir os números dos duelos dos jogos mais pesados da jornada

Dados e tabus da 3ª rodada da Champions

Barcelona x Olympiakos

Terça, 21 de outubro, às 13h45

• Este será apenas o terceiro encontro entre Barcelona e Olympiakos, após os dois jogos na fase de grupos da Champions League 2017/18. O Barça venceu em casa por 3x1 e empatou sem gols na Grécia.

• O Olympiakos nunca venceu em solo espanhol em competições europeias (2E, 14D). Os únicos empates foram contra o Deportivo La Coruña, em 2001 (2x2) e 2004 (0x0).

• Nenhuma equipe grega jamais venceu um time espanhol fora de casa na história da Champions League (4E, 17D). O último confronto desse tipo foi justamente o 3x1 sofrido pelo Olympiakos no Camp Nou em 2017.

• O Barcelona foi derrotado pelo Paris SG em sua última partida na Champions, mas nunca perdeu dois jogos em casa na fase de grupos de uma mesma edição da competição.

Liga dos Campeões: Barcelona - Olympiacos Piraeus (prévia em vídeo)
Flashscore

• O Olympiakos é uma das duas equipes que ainda não marcaram gols nesta temporada da Champions (junto com o Ajax). Em 28 finalizações, apenas seis foram no alvo (21%).

• O Barcelona marcou em cada um dos seus últimos 22 jogos na Champions (58 gols). Se balançar as redes novamente, alcançará sua segunda maior sequência de jogos com gols na história da competição — atrás apenas da série de 29 partidas entre 2009 e 2012, sob Pep Guardiola.

• 62,5% das chances criadas pelo Olympiakos nesta edição vieram pelo terço direito do ataque (15/24) — a maior proporção entre todos os times do torneio.

• Pedri é o jogador com mais passes que quebram linhas sob pressão alta na Champions 2025/26 (18). Já Frenkie de Jong lidera em precisão sob alta pressão (95,5% – 64/67 passes).

• Ayoub El Kaabi (Olympiakos) lidera o torneio em pressões de alta intensidade no terço final (57), mas ainda não marcou, mesmo tendo sete finalizações — o maior número entre atacantes sem gols.

• Lamine Yamal, do Barça, tem a melhor média de dribles certos por 90 minutos (4,5) e maior taxa de sucesso entre pontas com 30+ dribles tentados (57,7%) desde o início da última temporada. Ao entrar em campo, será o jogador mais jovem a atingir 25 partidas de Champions (18 anos e 100 dias).

Bayer Leverkusen x PSG

Terça, 21 de outubro, às 16h

Bayer Leverkusen e Paris St-Germain se enfrentaram duas vezes anteriormente em competições europeias, ambas nas oitavas de final da Champions 2013–14. O PSG venceu os dois jogos: 4x0 em casa e 2x1 fora.

• O PSG venceu apenas dois de seus últimos 10 jogos fora de casa contra equipes alemãs na Champions (2E, 6D), sem manter nenhum clean sheet nesse período. A última partida sem sofrer gols foi justamente em Leverkusen, em fevereiro de 2014 (4x0).

• Depois de encerrar 2024 com duas vitórias europeias (5x0 no Salzburg e 1x0 na Inter), o Leverkusen venceu apenas um dos seis jogos continentais em 2025 (2E, 3D).

• Caso vença, o PSG igualará sua maior sequência de vitórias consecutivas na Champions/Europeu, com seis triunfos seguidos — marca alcançada entre setembro e dezembro de 1994.

• Entre os técnicos com 50+ jogos na Champions, Luis Enrique tem o maior percentual de vitórias (65,6%) e a segunda melhor média de gols por partida (2,2), atrás apenas de Pep Guardiola (2,36).

• A média de idade do time titular do PSG nesta Champions é de apenas 24 anos e três dias — a mais baixa da competição. Na vitória sobre o Barcelona, o onze inicial tinha média de 23 anos e 98 dias, a segunda mais jovem já usada por um campeão vigente.

• 57% das chances criadas pelo Leverkusen vieram do terço esquerdo do ataque (12/21) — o índice mais alto entre todos os clubes nesta edição.

• Achraf Hakimi é o jogador com mais assistências em jogadas abertas desde o início da temporada passada (7), incluindo uma no triunfo sobre o Barcelona. Também lidera em chances criadas nesse período (40).

• Edmond Tapsoba (Leverkusen) fez o maior número de passes que quebram linhas entre defensores nesta Champions (34, empatado com Gvardiol). Entre os meio-campistas, apenas Rodri e Joey Veerman (34) superam Aleix García (30).

• Bradley Barcola (PSG) é o jogador que mais desperdiçou chances em relação ao xG desde o início de 2023–24: marcou quatro gols a partir de 9,95 xG (–5,95), convertendo apenas 17% das grandes oportunidades (4/23).

Villarreal x Manchester City

Terça, 21 de outubro, às 16h

Villarreal e Manchester City se enfrentaram apenas duas vezes na história da Champions League, ambas na fase de grupos de 2011/12. O City venceu os dois jogos: 2x1 em casa e 3x0 fora.

• O Manchester City venceu apenas quatro de suas 14 partidas fora de casa contra equipes espanholas na Champions (3E, 7D), com aproveitamento de 29%. Apenas contra times franceses (25% – 2/8) tem um índice inferior fora de casa.

• Pep Guardiola jamais perdeu para o Villarreal como técnico, com cinco vitórias e três empates em oito confrontos. Apenas Athletic Club (14) e Valencia (10) o enfrentaram mais vezes sem derrotá-lo.

• Marcelino e Guardiola voltam a se enfrentar após mais de 14 anos — o último duelo foi em outubro de 2011 (Barcelona 0x0 Sevilla). É o maior intervalo da carreira de Pep entre dois confrontos contra o mesmo treinador (5.113 dias).

Liga dos Campeões: Villarreal - Manchester City (prévia em vídeo)
FS

• O Villarreal ainda busca sua primeira vitória nesta Champions (1E, 1D). Apenas em 2011/12 o clube teve menos de dois pontos após três rodadas, perdendo os três jogos naquele início — o terceiro, justamente contra o City (1x2).

• O Manchester City registrou as duas maiores médias de posse de bola da atual edição: 73,8% contra o Napoli e 71,3% diante do Monaco. O Villarreal, por outro lado, ocupa o 29º lugar entre 36 times, com 43,1%.

• O City completou 1.092 passes no campo ofensivo nesta Champions — 523 a mais que qualquer outro time. No total, 74% de seus passes foram trocados no campo adversário, o maior percentual desde 2003/04.

• Erling Haaland já marcou oito gols em oito jogos contra adversários espanhóis na Champions, todos em duplas (4 braces). Nenhum outro jogador fez 2+ gols tantas vezes contra clubes da Espanha quanto o norueguês.

• Nicolas Pépé criou sete chances em duas partidas pelo Villarreal nesta edição, o dobro de qualquer companheiro (3 – Ilias Akhomach). É um dos seis jogadores que já criaram 5+ chances e completaram 5+ dribles no torneio.

• Jérémy Doku lidera todos os pontas da Champions em conduções progressivas (32) e também é o jogador com mais conduções que terminam na área adversária (18).

Chelsea x Ajax

Terça, 21 de outubro, às 16h

• Este será o terceiro confronto europeu entre Chelsea e Ajax, após se enfrentarem duas vezes na fase de grupos da UEFA Champions League 2019/20. Os Blues venceram por 1 a 0 em Amsterdã, antes de um empate por 4 a 4 em Stamford Bridge.

• O Ajax não vence times ingleses há 11 jogos em competições europeias (2E, 9D) desde o triunfo por 1 a 0 sobre o Tottenham, em abril de 2019. A equipe holandesa não marcou nenhum gol nos últimos cinco desses confrontos – o último foi com Mohammed Kudus contra o Liverpool, em setembro de 2022.

• O Chelsea perdeu apenas dois dos últimos 12 jogos de UEFA Champions League em Stamford Bridge (9V, 1E), ambos nas quartas de final contra o Real Madrid (2021/22 e 2022/23). Os Blues estão invictos há 12 partidas de fase de grupos em casa (8V, 4E), desde a derrota para o Valencia em setembro de 2019.

• O Ajax vem de cinco derrotas consecutivas em competições europeias (três na UEFA Europa League 2023–24 e duas nas rodadas iniciais desta Champions). O clube não perde seis seguidas desde o período entre abril de 1988 e setembro de 1989.

• Esta será a sétima vez que o Chelsea enfrenta um adversário que chega com cinco ou mais derrotas consecutivas em competições europeias. Os Blues venceram as seis anteriores por um placar agregado de 14 a 0. Apenas duas equipes inglesas perderam para rivais nesse tipo de sequência: o Manchester City (vs Linfield, em 1970, na Recopa) e o Manchester United (vs Astana, em 2019, na UEFA Europa League).

• O Chelsea é o único time desta edição da Champions League que ainda não utilizou nenhum jogador com 30 anos ou mais. Apenas dois clubes ingleses já passaram três ou mais partidas de Champions sem escalar um atleta trintão: o Liverpool em 2002–03 (6 jogos) e o Tottenham em 2016/17 (6 jogos).

• John Heitinga perdeu seus dois primeiros jogos como técnico na UEFA Champions League, sendo o primeiro treinador do Ajax a ter esse início. Ele é um dos quatro nomes que perderam as duas primeiras partidas tanto como jogador quanto como técnico na competição (ambos pelo Ajax em 2003), ao lado de Mark van Bommel (PSV), Ivan Leko (Club Brugge) e Krunoslav Jurcic (Dinamo Zagreb). Nenhum deles perdeu também a terceira, como Heitinga pode vir a perder.

• Jorthy Mokio tornou-se o segundo jogador mais jovem do Ajax a atuar na UEFA Champions League, ao estrear na 2ª rodada com 17 anos e 214 dias. Ele foi o 52º adolescente a jogar a competição pelo Ajax – recorde entre todos os clubes.

• Apenas dois jogadores realizaram mais desarmes nesta edição da UEFA Champions League do que Moisés Caicedo (9). O meio-campista do Chelsea liderou a estatística na 2ª rodada, com sete desarmes na vitória sobre o Benfica.

• Apesar de ainda não ter marcado pelo Chelsea na Champions, um dos seis gols de João Pedro em competições europeias foi justamente contra o Ajax – em setembro de 2023, pelo Brighton, na vitória por 2 a 0 na UEFA Europa League. Nenhum jogador jamais balançou as redes contra o Ajax por dois clubes ingleses diferentes em torneios europeus.

Arsenal x Atlético de Madrid

Terça, 21 de outubro, às 16h

• Os únicos confrontos anteriores entre Arsenal e Atlético de Madrid em competições europeias aconteceram nas semifinais da UEFA Europa League 2017/18. Os Gunners foram eliminados por 2 a 1 no placar agregado pela equipe de Diego Simeone, com Diego Costa marcando o gol decisivo (empate por 1 a 1 em casa e derrota por 1 a 0 fora).

• O Atlético de Madrid nunca venceu um time inglês fora de casa na fase de grupos ou de liga da UEFA Champions League. Foram cinco tentativas até agora (2E, 3D), incluindo uma derrota por 4 a 0 em Londres contra o Chelsea, em outubro de 2009.

• O Arsenal venceu cada um dos últimos seis jogos contra adversários espanhóis, superando quatro equipes diferentes nessa sequência (Real Madrid x2, Sevilla x2, Girona e Athletic Club). Trata-se da maior sequência de vitórias de um clube contra times da Espanha na história da UEFA Champions League.

• O Atlético venceu apenas um dos últimos nove confrontos contra equipes inglesas em competições europeias (2E, 6D) — esse triunfo foi sobre o Manchester United, no jogo de volta das oitavas de final da Champions League, em março de 2022.

• O Arsenal é um dos dois únicos times — ao lado da Internazionale — que ainda não sofreram gols nesta edição da UEFA Champions League. Os Gunners lideram a competição em xG contra (0,85) e mantiveram os adversários abaixo de 1,0 xG em sete dos últimos dez jogos de fase de liga desde o início da temporada passada (0,35 contra o Athletic Club e 0,5 contra o Olympiakos nesta temporada).

Liga dos Campeões: Arsenal - Atl. Madrid (prévia em vídeo)
Flashscore

• O Atlético de Madrid lidera a atual edição da UEFA Champions League em passes que rompem a linha defensiva adversária (22). Na vitória por 5 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt, na 2ª rodada, o time fez 14 passes desse tipo — o maior número registrado por uma equipe em um único jogo nesta edição.

• Bukayo Saka participou diretamente de 17 gols em 19 partidas de UEFA Champions League (11 gols e seis assistências). Desde sua estreia na competição, em 20 de setembro de 2023, o inglês tem a segunda melhor média de minutos por participação em gol entre os pontas (a cada 89 minutos – mínimo de 500 jogados), atrás apenas de Raphinha, do Barcelona (69).

• Julián Álvarez, do Atlético de Madrid, marcou 13 gols em 11 jogos de UEFA Champions League desde o início da temporada 2023–24. Nesse período, ele é o jogador que mais superou seu número esperado de gols (xG) na competição: +7,6 (13 gols a partir de 5,4 xG).

• Desde o início da última temporada, os dois jogadores com maior taxa de sucesso em duelos (mín. 50 disputas) na UEFA Champions League são os defensores do Arsenal: Gabriel Magalhães (69,8%) e Myles Lewis-Skelly (69,1%).

• Conor Gallagher tem média de 2,6 interceptações por 90 minutos pelo Atlético de Madrid na UEFA Champions League — a mais alta entre todos os jogadores com pelo menos 10 partidas na competição desde o início da temporada passada.

Real Madrid x Juventus

Quarta-feira, 22 de outubro, às 16h

• Este será o 22º encontro entre Real Madrid e Juventus na história da Copa dos Campeões/UEFA Champions League — apenas Bayern de Munique x Real Madrid foi disputado mais vezes (28).

• As equipes se enfrentaram pela última vez em abril de 2018, nas quartas de final, com o Real avançando por 4 a 3 no agregado (3 a 0 fora, 1 a 3 em casa). A classificação veio graças a um pênalti convertido por Cristiano Ronaldo aos 97 minutos no jogo de volta.

• Em três das últimas quatro vezes em que enfrentou a Juventus na Champions League, o Real Madrid acabou campeão da competição (2013/14, 2016/17 e 2017/18). A única exceção foi em 2014/15, quando os italianos eliminaram os espanhóis nas semifinais (3 a 2 no agregado).

• A Juventus é um dos três clubes que empataram suas duas primeiras partidas da atual edição da Champions League, junto com Bodø/Glimt e Bayer Leverkusen. A Velha Senhora não empata três jogos seguidos na competição desde outubro de 2012, justamente as três primeiras partidas daquela temporada (2012/13).

• O Real Madrid marcou 18 gols nos últimos cinco jogos da fase de grupos da UEFA Champions League, vencendo todos. Além disso, os merengues venceram 12 das últimas 13 partidas em casa nessa fase, perdendo apenas uma (3 a 1 para o Milan, em novembro de 2024).

Liga dos Campeões: Real Madrid - Juventus (prévia em vídeo)
Flashscore

• Xabi Alonso venceu seus dois primeiros jogos na UEFA Champions League como técnico do Real Madrid e busca se tornar o quinto treinador a vencer os três primeiros com o clube — juntando-se a Josef Heynckes, Carlos Queiroz, José Mourinho e Carlo Ancelotti (que também conseguiu sua terceira vitória justamente contra a Juventus, em 2013).

• A Juventus venceu apenas uma das últimas 11 partidas fora de casa na UEFA Champions League (5E, 5D) — contra o RB Leipzig, em 2 de outubro de 2024 (3 a 2). Ainda assim, quatro das últimas cinco terminaram em empate (1D).

• O Real Madrid lidera a atual edição da UEFA Champions League em finalizações (48) e chutes no alvo (27). Foram 15 contra o Marseille e 12 contra o Kairat — se repetir o feito, será a quarta vez desde 2003–04 que uma equipe registra 10+ chutes no alvo em três jogos consecutivos. Duas dessas três ocasiões anteriores também foram do próprio Real Madrid (abril de 2014 e novembro de 2019); a outra foi do Bayern de Munique (dezembro de 2019).

• Kylian Mbappé é o artilheiro da UEFA Champions League 2025/26, com cinco gols, tendo marcado dois contra o Marseille e um hat-trick contra o Kairat. O recorde de gols nas três primeiras partidas de uma temporada é sete — alcançado por Filippo Inzaghi (Milan, 2002/03) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid, 2013/14) — ambos terminaram a temporada como campeões.

• Francisco Conceição marcou quatro gols na UEFA Champions League por três clubes diferentes (um pelo Ajax, um pelo Porto e dois pela Juventus) — todos saindo do banco. É o recorde conjunto de gols marcados 100% como reserva, ao lado de Roberto Baggio, Joseba Llorente e Jürgen Rische.

Eintracht Frankfurt x Liverpool

Quarta, feira, 22 de outubro, às 16h

• Eintracht Frankfurt e Liverpool já se enfrentaram duas vezes na Europa, na primeira fase da Copa da UEFA 1972/73. O time inglês avançou com 2 a 0 no agregado (vitória por 2 a 0 em casa e empate por 0 a 0 na Alemanha).

• O Liverpool perdeu apenas uma das últimas 15 partidas contra clubes alemães na Copa dos Campeões/Champions League (10V, 4E, 1D) — um 4 a 2 fora de casa contra o Bayer Leverkusen, em abril de 2002.

•Os Reds venceram as cinco mais recentes contra alemães por um placar agregado de 12 a 1, incluindo duas na temporada passada (1 a 0 contra o RB Leipzig e 4 a 0 contra o Bayer Leverkusen).

• Após não vencer nenhum dos seis primeiros jogos fora de casa contra clubes alemães na Champions (3E, 3D), o Liverpool venceu os últimos quatro, incluindo um na temporada passada (1 a 0 contra o RB Leipzig).

• O Eintracht Frankfurt foi goleado por 5 a 1 pelo Atlético de Madrid na 2ª rodada — sua maior derrota na história da competição, igualando o 3 a 7 diante do Real Madrid em 1960. O xG contra de 4,44 foi o segundo pior da edição atual, atrás apenas do Pafos (4,54) contra o Bayern.

Liga dos Campeões: Frankfurt - Liverpool (prévia em vídeo)
Flashscore

• O Liverpool perdeu duas das últimas três partidas na fase de liga da Champions (1V), o mesmo número de derrotas que havia sofrido em 30 jogos anteriores da fase de grupos (26V 2E).

• Desconsiderando dois gols contra, todos os quatro gols do Eintracht nesta Champions tiveram participação direta de Jonathan Burkardt ou Ansgar Knauff — Burkardt com dois gols e uma assistência, Knauff com um gol e uma assistência.

• O técnico Arne Slot tem mais derrotas (5) do que vitórias (4) fora de casa na Champions League (9 partidas no total), em contraste com o desempenho em casa (7V, 2D).

• Jonathan Burkardt, autor de gols nas duas primeiras rodadas desta edição, é um dos três únicos jogadores do Eintracht Frankfurt a marcar em suas duas primeiras aparições na história da competição — juntando-se a Erich Bäumler (1959) e Erich Meier (1960).

• Apenas Jamie Carragher (40) fez mais jogos fora de casa na Champions pelo Liverpool do que Mohamed Salah (36), que é o maior artilheiro do clube como visitante, com 22 gols. O egípcio marcou 15 gols nos últimos 19 jogos fora de casa na competição.

• O defensor Nathaniel Brown venceu 11 dos 12 desarmes verdadeiros que tentou na atual edição da Champions League e ainda não foi driblado. Sua taxa de sucesso (92%) é a mais alta entre os jogadores com 10+ tentativas nas duas primeiras rodadas da temporada.

Bayern de Munique x Club Brugge

Quarta, 22 de outubro, às 16h

• Este será apenas o terceiro confronto entre Bayern de Munique e Club Brugge, após se enfrentarem na fase de grupos da Champions 2005/06. O Bayern venceu por 1 a 0 em casa e empatou 1 a 1 na Bélgica.

• O Bayern venceu todos os cinco jogos em casa contra times belgas na Champions/Europeu, com um placar agregado de 12 a 1. O único time belga a marcar como visitante foi o Anderlecht, em março de 1986.

• Clubes belgas perderam sete dos oito jogos fora de casa contra o Bayern em competições europeias — a única exceção foi o Anderlecht (2 a 1) na Copa da UEFA de 2008.

• O Bayern perdeu apenas uma das últimas 24 partidas em casa na Champions League (18V, 5E), contra a Internazionale em abril (2 a 1). Na fase de grupos/ligas, está invicto há 35 jogos em casa (33V, 2E), desde uma derrota por 3 a 2 para o Manchester City, em dezembro de 2013.

• O Club Brugge perdeu por 2 a 1 para a Atalanta na 2ª rodada, sofrendo um gol aos 87 minutos, após abrir o placar com Christos Tzolis. Mesmo assim, o time não perde jogos consecutivos na fase de grupos da Champions desde dezembro de 2021.

• Sob o comando de Vincent Kompany, o Bayern manteve o zero em apenas 25% dos jogos da Champions (4/16) — a menor taxa entre técnicos do clube, empatado com Carlo Ancelotti (3/12).

• Desde sua estreia pelo Bayern na Champions, em outubro de 2023, Harry Kane é o maior artilheiro (22 gols) e o jogador com mais participações diretas (27 – 22 gols e 5 assistências) na competição.

• Se atuar nesta partida, o goleiro Manuel Neuer (152 jogos) entrará para o top 5 de atletas com mais partidas na história da Champions/Europeu, superando Karim Benzema (152). Se vencer, ultrapassará Iker Casillas (101 vitórias) como o goleiro com mais triunfos no torneio.

• Contra a Atalanta, Brandon Mechele liderou o Club Brugge em passes certos (61), disputas vencidas (9) e desarmes (5), além de dividir o topo em rebatidas (7) com Kyriani Sabbe.

• Michael Olise participou de 10 gols em 16 jogos de Champions pelo Bayern (6 gols, 4 assistências), tendo contribuído em apenas 5 partidas. É o francês mais rápido a atingir 10 participações (em 16 jogos) desde Ousmane Dembélé em setembro de 2018 (14 partidas).