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Haas nomeia Laura Mueller como a primeira mulher engenheira de corrida da F1

Laura Mueller será uma das duas mulheres que assumem novas funções na Haas
Laura Mueller será uma das duas mulheres que assumem novas funções na Haas Taidgh Barron / Zuma Press / Profimedia
A Haas conquistou um marco na Fórmula 1 nesta terça-feira (21) com a nomeação de Laura Mueller como a primeira engenheira de corrida do esporte, trabalhando com o experiente piloto francês Esteban Ocon.

Os engenheiros de corrida são o ponto de contato imediato dos pilotos de F1 durante o calor da batalha, e alguns deles se tornaram personalidades bem conhecidas no esporte por suas trocas de mensagens de rádio transmitidas para todo o mundo em momentos importantes.

A alemã Mueller é uma das duas mulheres que assumem novas funções na equipe de propriedade dos EUA, com Carine Cridelich vindo da Racing Bulls (anteriormente RB), de propriedade da Red Bull, em 1º de março, como chefe de estratégia.

O novato britânico Oliver Bearman terá Ronan O'Hare como seu engenheiro de corrida, assim como Mueller, promovida internamente.

“Sua ética de trabalho, determinação e compreensão técnica são muito boas, por isso acreditamos que ela é a escolha certa para Esteban”, disse Komatsu aos repórteres em uma chamada de vídeo.

Ambos os engenheiros de corrida trabalharam com seus pilotos em um teste de carros anteriores na semana passada e o chefe disse que eles tiveram um bom começo.

A Haas, que terminou em sétimo lugar no geral no ano passado, também nomeou Francesco Nenci como engenheiro-chefe de corrida e Mark Lowe como diretor esportivo.

O ex-engenheiro da Ferrari, Andrea de Zordo, é o diretor técnico, e Tom Coupland, destacado da Ferrari em 2021, é o designer-chefe.

“A razão pela qual mudamos o pessoal foi porque senti que deixamos muitos pontos na mesa no ano passado”, disse Komatsu.

Nova parceria

Ocon e Bearman estão formando uma parceria totalmente nova após as saídas de Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen.

Bearman, de 19 anos, correu três vezes, impressionando em sua estreia na Ferrari na temporada passada, quando terminou em sétimo lugar na Arábia Saudita como reserva do espanhol Carlos Sainz, acometido de apendicite.

Komatsu disse que a equipe buscaria o aprimoramento contínuo, com os pilotos trabalhando juntos para se esforçarem e aumentarem o desempenho geral.

Se a Ferrari viesse a chamar Bearman, que passou pela academia de pilotos da equipe italiana e é visto como uma perspectiva de longo prazo, isso seria visto como um elogio, acrescentou.

A Ferrari contratou o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, que completou 40 anos este mês, da Mercedes em um contrato de vários anos, levando o britânico para a nova era de motores da Fórmula 1 em 2026. Ele começou a trabalhar em Maranello na segunda-feira.

“O fato de termos dois anos de contrato sólido com Ollie, desde que nada aconteça com Lewis e Charles (Leclerc) na Ferrari, é ótimo”, disse Komatsu.

“Portanto, se trabalharmos juntos e fizermos melhorias de tal forma que, no final de 2016, a Ferrari insista que quer ter Ollie em seu carro, isso deve ser um elogio para nós.

“Nesses dois anos que temos com Ollie, estamos determinados a fazer com que funcione e, se chegarmos ao ponto em que a Ferrari esteja satisfeita o suficiente para levar Ollie para o ano de 2007, teremos feito um bom trabalho.”