Nadador chinês Pan Zhanle estabelece novo recorde mundial dos 100 metros livres

O nadador de 19 anos registrou 46,80 segundos
O nadador de 19 anos registrou 46,80 segundosAFP

A sensação adolescente da China, Pan Zhanle, estabeleceu o recorde mundial dos 100 metros livres masculinos no Campeonato Mundial de Natação em Doha, neste domingo (11), com um nado impressionante no revezamento 4x100m, levando seu país ao título.

O nadador de 19 anos registrou 46,80 segundos, eclipsando a marca anterior de 46,86 estabelecida pelo romeno David Popovici, enquanto o dia de abertura do evento terminava com um estrondo na piscina Aspire Dome.

O incrível nado coloca o adolescente como favorito para a medalha de ouro dos 100 m nos Jogos Olímpicos de Paris.

Um Pan calmo disse que não estava buscando o recorde mundial. "Na verdade, nesta competição, o principal para mim foi o desempenho", disse ele aos repórteres.

"Meu próximo objetivo é nadar rápido, cada vez mais rápido. Não sei (quão rápido)."

O jovem de 19 anos flertou com o ritmo recorde nos Jogos Asiáticos em Hangzhou no ano passado.

Ele se tornou o primeiro nadador asiático a quebrar a barreira dos 47 segundos no evento e registrou incríveis 46,65 em uma perna de revezamento. Somente o trecho inicial de um revezamento conta como recorde mundial.

A China, com Pan, Ji Xinjie, Zhang Zhanshuo e Wang Haoyu, conquistou o título do revezamento 4x100m com um segundo de vantagem sobre a segunda colocada, a Itália, e os Estados Unidos em terceiro.