Nadal comemora volta de Djokovic à Austrália: "Bom para o tênis"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nadal comemora volta de Djokovic à Austrália: "Bom para o tênis"

Nadal comemora volta de Djokovic à Austrália: "Bom para o tênis"
Nadal comemora volta de Djokovic à Austrália: "Bom para o tênis"AFP
Um "muito motivado" Rafael Nadal comemorou o retorno de seu rival sérvio Novak Djokovic ao Aberto da Austrália como algo "bom para o tênis", disse o jogador espanhol na quarta-feira (28), antes de se esquivar de perguntas sobre uma hipotética desistência.

O astro de 36 anos, que recentemente se tornou pai, começa a temporada na United Cup, um novo evento de times mistos que começa na quinta-feira (29) em Sydney, Brisbane e Perth.

Confira a tabela completa da United Cup

O torneio servirá de preparação para defender seu título no Aberto da Austrália, em Melbourne, onde há um ano venceu o russo Daniil Medvedev em uma final épica para se tornar o tenista masculino com mais títulos de Grand Slam.

Djokovic, nove vezes vencedor na Austrália, não jogou após ser deportado por se recusar a ser vacinado contra a COVID-19. O país da Oceania levantou as restrições este ano e permitiu o retorno da estrela sérvia.

"Novak está aqui, é bom para o tênis, bom provavelmente para os torcedores", disse o número dois do mundo em Sydney.

Djokovic é o maior campeão do Aberto da Austrália
Djokovic é o maior campeão do Aberto da AustráliaAFP

Corrida por títulos de Grand Slam

Com 22 títulos de Grand Slam, incluindo os obtidos na Austrália e em Paris no ano passado, Nadal mantém uma vantagem mínima nesta corrida sobre Djokovic (21), que diminuiu a diferença ao vencer em Wimbledon.

Depois de um péssimo segundo semestre, com vários problemas físicos, Nadal disse estar ansioso para começar a United Cup, onde enfrentará o britânico Cameron Norrie (nº 14) e o australiano Nick Kyrgios.

"A maior motivação é tentar começar bem. É sempre importante começar bem para mim, para a confiança", disse ele.

"Os últimos meses não foram fáceis para mim. O principal agora é recuperar as sensações positivas na quadra, ser competitivo", disse.

Nadal despista sobre aposentadoria

Nadal disputou seu primeiro Aberto da Austrália em 2004. Quase duas décadas depois, chega ao torneio como pai e entre dúvidas se será sua última participação no primeiro Grand Slam da temporada.

"Quando você tem 36 anos, nunca sabe quando será o último. É óbvio, mas não gosto de falar sobre isso porque não estou com esse humor", disse ele.

"Estou simplesmente focado em tentar jogar no mais alto nível possível e me dar opções para me manter competitivo, para lutar por tudo. Esse é meu objetivo agora", disse ele.

"Acho que não é minha última vez aqui. Estou feliz fazendo o que faço. Espero continuar", acrescentou.