A fabricante francesa Alpine anunciou neste sábado (8) que assinou com Pierre Gasly, da AlphaTauri. O contrato foi firmado por múliplos anos e Gasly vai substituir Fernando Alonso, de malas prontas para a Aston Martin. A Alpine terá uma formação totalmente francesa com Esteban Ocon na equipe de propriedade da Renault a partir da próxima temporada.
A AlphaTauri vai substituir Gasly com o holandês Nyck de Vries, que impressionou ao somar pontos em sua estreia como substituto de Alexander Albon na Williams, no GP da Itália, no mês passado.
"Eu sabia que eles estavam conversando por um tempo e sabia que eles estavam muito interessados em Pierre", disse Ricciardo, cujas únicas opções agora para permanecer no grid são com a oitava colocada Haas ou a última Williams, no Grande Prêmio do Japão.
Veja o grid de largada do Grande Prêmio do Japão
"Acho que a realidade agora é que não estarei no grid em 2023. Agora estou apenas tentando me preparar para 2024", acrescentou o piloto de 33 anos, que venceu oito vezes na Fórmula 1.
Ricciardo, que terminou duas vezes em terceiro na classificação geral de pilotos enquanto corria pela Red Bull, ingressou na McLaren no início da temporada passada.
Ele deu aos ex-campeões sua primeira vitória desde 2012 em uma dobradinha com o companheiro de equipe Lando Norris, no Grande Prêmio da Itália de 2021.
Mas os resultados não atenderam às expectativas, com a McLaren optando por encerrar seu contrato um ano antes e abrir caminho para o também australiano e estrela em ascensão Oscar Piastri, que fará sua estreia na F1 com a equipe no próximo ano.
Ricciardo, que estreou com a agora extinta HRT no Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2011, disse anteriormente que não descartaria um ano. Ele foi associado a um papel de piloto reserva na Mercedes ao lado dos principais Lewis Hamilton e George Russell.
"É como fazer uma pausa, é como eu vejo. E, digamos, no que diz respeito à minha carreira na F1, o foco total é para 2024", disse Ricciardo, que descartou correr em outra categoria.
"Por mais divertido ou legal que pareça competir em outra coisa, a verdade é que mentalmente ainda não cheguei lá. Ainda estou tão, tão engajado nisso e acho que um pouco de tempo fora de um cockpit provavelmente me fará bem", finalizou o piloto.