Ruud cai e aumenta fama de "algoz" de americanos contra favoritos no Australian Open

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ruud cai e aumenta fama de "algoz" de americanos contra favoritos no Australian Open

Ruud tem histórico vitorioso recente em Grand Slams
Ruud tem histórico vitorioso recente em Grand SlamsProfimedia
Jenson Brooksby foi o responsável pela mais nova "zebra" do Australian Open ao eliminar, nesta quinta-feira, o segundo cabeça-de-chave Casper Ruud. O jogo foi válido pela segunda rodada e veio um dia depois de seu compatriota Mackenzie McDonald ter levado Rafa Nadal à eliminação.

Enquanto o cabeça-de-chave Nadal foi prejudicado por lesão em sua derrota, o norueguês Ruud foi simplesmente derrotado na bola, por 3 a 1 (parciais de 6-3, 7-5, 6-7(4) e 6-2) para o californiano de 22 anos após quase quatro horas na Rod Laver Arena.

Confira os resultados do Australian Open

Ruud, que tem histórico vitorioso recente em Grand Slams, depois de chegar à final no Aberto da França e dos Estados Unidos no ano passado, salvou três match points antes de fugir no tiebreak.

O número 39 do mundo, Brooksby, conseguiu recuperar a compostura e o nível para fechar a vitória no quarto set, passando para o encontro com o compatriota Tommy Paul. "Acho que ele jogou muito bem hoje, não cometeu muitos erros", disse Ruud.

"Não senti que joguei particularmente mal, ou não no nível que queria jogar, mas ele acabou vencendo muitos dos ralis mais longos e teve resposta para todas as perguntas que fiz a ele."

A vitória de Brooksby foi seguida pelo sortudo Michael Mmoh, que impressionou o ex-número dois do mundo, o alemão Alexander Zverev, em vitória por 3 a 1 (parciais de 6-7(1), 6-4, 6-3 e 6-2), totalizando oito americanos na terceira rodada.

"Acho que todos nós nos esforçamos para realmente melhorar, independentemente da situação de cada um", disse Brooksby. "Acho que isso é mostrado em muitos caras tendo resultados fortes ultimamente."

O oitavo cabeça-de-chave Taylor Fritz não conseguiu se juntar ao ataque americano, pois foi derrotado por 3 a 2 (parciais de 6-7(4), 7-6(2), 6-4, 6-7(6) e 6-2) pelo australiano Alexei Popyrin, enquanto o dinamarquês nono cabeça-de-chave Holger Rune despachou o californiano Maxime Cressy 7-5 6-4 6-4.

O classificado Brandon Holt parecia que poderia se juntar a seus compatriotas americanos na terceira rodada quando fez dois sets contra Roberto Bautista Agut, mas o 24º cabeça-de-chave espanhol se recuperou para uma vitória por 3 a 2 (parciais de 4-6, 2-6, 6-3, 6-2 e 6-2).

Novak Djokovic passou, nesta quinta-feira, pelo francês Enzo Couacaud, seguindo firme em direção ao 10º título do Aberto da Austrália.

Xingando em russo

Andrey Rublev continuou abrindo caminho com uma vitória por 3 a 1 (parciais de 6-2, 6-4, 6-7(2) e 6-3) sobre Emil Ruusuvuori. O revés do terceiro set veio depois de uma discussão com o árbitro sobre se o quinto cabeça-de-chave era xingado em russo.

Rublev enfrentará o britânico Dan Evans, que venceu Jeremy Chardy por 3 a 0 (parciais de 6-4, 6-4 e 6-1), depois que o francês também se desentendeu com o árbitro quando uma bola caiu de seu bolso durante um rali.

"Em minha vida, 20 anos, nunca tive um árbitro ruim como você", disse ele a Miriam Bley depois de exigir que o ponto fosse repetido. "Onde você está olhando? Você está olhando para os pássaros? As nuvens?"

Também houve sucesso americano no torneio feminino na quinta-feira, quando Katie Volynets surpreendeu a nona cabeça-de-chave Veronika Kudermetova por 2 a 1 (parciais de 6-4, 2-6 e 6-2) para se tornar a primeira atleta dos EUA,vindo do qualifying, a chegar à terceira rodada feminina desde Lindsay Davenport em 1993.

Shelby Rogers, no entanto, não foi páreo para a bielorrussa Aryna Sabalenka, que se recuperou de um início lento para vencer a americana por 2 a 0 (parciais de 6-3 e 6-1) e se firmou como uma candidata genuína ao primeiro título de Grand Slam.

A francesa quarta cabeça-de-chave Caroline Garcia também passou por um empate potencialmente complicado contra a ex-finalista do US Open Leylah Fernandez por 2 a 0 (parciais de 7-6 (5) e 7-5).

Magda Linette juntou-se à polonesa e cabeça-de-chave Iga Swiatek na terceira rodada com uma vitória por 2 a 1 (parciais de 3-6, 6-3 e 6-4) sobre a 16ª cabeça-de-chave Anett Kontaveit, enquanto a croata Donna Vekic derrotou a 18ª cabeça-de-chave Liudmila Samsonova por 2 a 0 (parciais de 6-3 e 6-0). 

Após dois dias de severas interrupções no clima, o Melbourne Park escapou do calor extremo ou da chuva na quinta-feira, com os organizadores a caminho de concluir a segunda rodada dentro do cronograma.