Copa Davis: Grã-Bretanha vence Austrália; Espanha e Itália perdem em casa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copa Davis: Grã-Bretanha vence Austrália; Espanha e Itália perdem em casa

Jiri Lehecka foi o melhor jogador da República Tcheca contra a Espanha
Jiri Lehecka foi o melhor jogador da República Tcheca contra a EspanhaProfimedia
A Grã-Bretanha lutou para vencer a vice-campeã da Copa Davis do ano passado, a Austrália, na estreia da fase de grupos das Finais nesta quarta-feira (13), enquanto a Espanha e a Itália sofreram derrotas cruéis em casa na principal competição masculina por equipes.

O estreante Jack Draper retribuiu a confiança do capitão britânico Leon Smith ao dar aos anfitriões um excelente início de partida, quando saiu atrás e venceu Thanasi Kokkinakis por 2 a 1 (6-7, 6-3 e 7-6), diante da torcida da casa na Manchester Arena.

"Não há nada melhor, uma verdadeira batalha e uma enorme torcida aqui", disse Draper. "É incrível jogar meu primeiro confronto da Copa Davis no Reino Unido neste tipo de arena. Sou muito grato por estar aqui e estou feliz por Leon ter confiado em mim e me colocado hoje.

"Estou jogando pelo meu país, então tive que colocar tudo em jogo. A equipe está focada neste ano, queremos chegar às finais depois de uma campanha difícil no ano passado."

A Grã-Bretanha, que tentava chegar às quartas de final do Grupo B depois de ficar de fora pela primeira vez desde 2018 no ano passado, completou a vitória quando um inspirado Dan Evans derrotou o número 12 do mundo Alex de Minaur por 2 a 1 (6-1, 2-6 e 6-4).

Espanha perde sem Alcaraz

Em Valência, a República Tcheca assumiu uma liderança incontestável de 2 a 0 sobre a anfitriã Espanha, que não contou com Carlos Alcaraz depois que o número dois do mundo decidiu se retirar da equipe para se recuperar da derrota na semifinal do US Open.

Tomas Machac passou por Bernabe Zapata Miralles por 2 a 0 (6-4 e 6-4) e Jiri Lehecka dobrou a vantagem, derrotando Alejandro Davidovich Fokina por 2 a 0 (7-6 e 7-5), colocando a equipe em uma posição forte no Grupo C, ao lado da Sérvia, que venceu seu confronto na terça-feira.

As duas melhores equipes de cada um dos quatro grupos avançam para as rodadas eliminatórias em Málaga, que ocorrerão em novembro.

Tomas Machac passou por Bernabe Zapata Miralles
Tomas Machac passou por Bernabe Zapata MirallesProfimedia

Queda em casa

A Itália também teve um dia decepcionante diante de sua torcida em Bolonha, já que o Canadá, atual campeão, garantiu uma vitória confortável no Grupo A em uma revanche da semifinal do ano passado.

Alexis Galarneau, número 200 do mundo, derrotou Lorenzo Sonego por 2 a 0 (7-6 e 6-4) e Gabriel Diallo, 158º do ranking, surpreendeu Lorenzo Musetti por 2 a 0 (7-5 e 6-4), enquanto o Canadá mostrou que pode ser uma força mesmo sem Denis ShapovalovFelix Auger-Aliassime e Milos Raonic.

A Itália não conta com Jannik Sinner e Matteo Berrettini nesta semana, mas ainda tem três dos 50 melhores jogadores de simples na equipe.

EUA vencem fora

Em Split, os Estados Unidos tiveram um bom começo contra a anfitriã Croácia, quando Mackenzie McDonald derrotou Dino Prizmic por 2 a 0 (6-4 e 6-2), mas Borna Gojo empatou o confronto do Grupo D ao vencer o número 11 do mundo Frances Tiafoe por 2 a 0 (6-4 e 7-6(6)).

Mas a dupla americana formada por Austin Krajicek e Rajeev Ram superou Ivan Dodig e Mate Pavic por 2 a 1 (7-6, 6-7 e 6-2) na partida de duplas para garantir a vitória por 2 a 1.