Rybakina e Swiatek decidem o título do WTA 1000 de Doha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rybakina e Swiatek decidem o título do WTA 1000 de Doha

Rybakina superou Pavlyuchenkova na semi
Rybakina superou Pavlyuchenkova na semiReuters
A polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, e a cazaque Elena Rybakina (4ª) passaram pelas semifinais do WTA 1000 de Doha, nesta sexta-feira (16), e se encontrarão na decisão do torneio, no sábado (17).

Swiatek avançou para sua terceira final consecutiva do Aberto do Catar depois que a tcheca Karolina Pliskova desistiu da partida semifinal por conta de uma lesão na região lombar.

Rybakina se garantiu na decisão ao derrotar a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 6-2 e 6-4, em 1 hora e meia de jogo.

Desistência de Pliskova

Campeã do WTA 250 de Cluj-Napoca na semana passada, Pliskova vinha de nove vitórias consecutivas, incluindo um triunfo sobre Naomi Osaka nas quartas em Doha.

"Lamento ter que me retirar do torneio, mas infelizmente tive muitos jogos nos últimos dias e meu corpo não reagiu bem, especialmente depois da dura partida de ontem contra a Naomi", disse Pliskova.

O confronto contra Swiatek prometia bastante, pois a polonesa vem de 11 vitórias consecutivas em Doha. 

A número 1 do mundo busca se tornar a primeira tenista a conquistar três títulos consecutivos em um evento do WTA Tour desde o tricampeonato de Serena Williams no Miami Open entre 2013 e 2015.

Rybakina em grande fase

Elena Rybakina jogará já sua terceira final no ano. Ela vem de uma sequência de oito vitórias após conquistar seu sétimo título da carreira na semana passada, em Abu Dhabi, e do título em Brisbane no início de janeiro.

Seu retrospecto em 2024 até agora é de 15v e 2d.

Contra Pavlyuchenkova, a cazaque foi quase impecável, construindo uma vantagem de 6-2 e 5-1 em pouco mais de uma hora.

Mas a número 4 do mundo relaxou e a russa empatou o segundo set em 5-5.

Rybakina acordou, porém, voltou a sacar bem e selou a vitória com seu terceiro ace do dia.

Rivalidade ganhará novo capítulo

Swiatek e Rybakina se enfrentaram quatro vezes no profissional, e a cazaque leva vantagem no retrospecto com três vitórias e apenas uma derrota.

A polonesa venceu o primeiro encontro nas quartas de final de Ostrava em 2021, mas Rybakina se impôs como uma das maiores ameaças à número 1 do mundo com três triunfos em 2023.

Duelos entre Swiatek e Rybakina
Duelos entre Swiatek e RybakinaFlashscore

Duas das três vitórias da cazaque foram por sets diretos em quadras duras ao ar livre, mesmo piso do Catar: Aberto da Austrália (4ª rodada) e Indian Wells (semifinal).

Elas não se enfrentam desde as quartas de final de Roma em maio passado, quando Swiatek abandonou o confronto no terceiro set devido a uma lesão na coxa.

Siga a final do WTA 1000 de Doha em tempo real