O VAR veio para ficar, mas precisa de mudanças, diz Postecoglou

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O VAR veio para ficar, mas precisa de mudanças, diz Postecoglou

Postecoglou deixa problemas do VAR para serem resolvidos pelos árbitros
Postecoglou deixa problemas do VAR para serem resolvidos pelos árbitrosAFP
A não ser que se mude para a Suécia, onde a introdução do VAR foi rejeitada após a oposição dos clubes, o técnico do Tottenham Hotspur, Ange Postecoglou, disse que não há como escapar dele na Inglaterra, apesar das críticas quase semanais.

"Sim, ele veio para ficar, com certeza. Não vai desaparecer", disse o australiano aos repórteres nesta quarta-feira (1°), antes do confronto de sua equipe contra o Chelsea, fora de casa, pela Premier League.

"Eu mudaria muita coisa, mas, mais uma vez, já disse antes que acho que o VAR mudou o jogo materialmente, o que não me parece ter sido a intenção quando foi introduzido."

O uso do VAR na Premier League gerou mais controvérsias do que as que foram introduzidas para resolver, com as decisões de impedimento sendo examinadas forensicamente e as decisões sobre a bola na mão muitas vezes inconsistentes, para frustração dos dirigentes.

Siga a Premier League pelo Flashscore

O chefe dos árbitros, Howard Webb, admitiu na quarta-feira que o VAR deveria ter intervindo na recente derrota do Nottingham Forest para o Everton, dizendo que deveria ter sido concedido um pênalti.

Postecoglou teve suas próprias frustrações com o VAR e diz que o impacto não foi no melhor interesse do jogo.

"Como eu disse, estamos tentando tirar os ossos de cada pequena coisa que acontece em um jogo de futebol no momento - seja o árbitro ou qualquer outra parte", disse ele.

"Não gosto disso - isso muda o jogo, a experiência do jogo, quer você esteja envolvido ou não como espectador ativo. Mas espero que eles encontrem o tipo certo de terreno para que isso funcione."

Postecoglou disse que participou de reuniões com os árbitros, mas que cabe à Professional Game Match Officials Limited (PGMOL) resolver os problemas com o VAR.

"Trata-se de eles descobrirem qual é o melhor processo de tomada de decisão que não afetará o jogo. Não tem nada a ver com os dirigentes. Eu dirijo um time de futebol - posso dizer a eles como montar um time", disse o técnico do Tottenham.

"Eu achei que deveríamos ter tido um pênalti no fim de semana (contra o Arsenal), outras pessoas acharam que não. Eu não tinha certeza sobre o impedimento de Micky van de Ven, mas outras pessoas disseram que ele estava impedido.

"No final das contas, quem sou eu para sentar em uma sala e dizer aos árbitros como fazer seu trabalho? Eles deveriam saber disso, esse é o trabalho deles. Eu não gostaria de pedir aos árbitros que aconselhassem os técnicos sobre como administrar uma equipe."

Questionado sobre a postura da Suécia, Postecoglou brincou: "Sim, estou me mudando para lá. Não tenho um emprego, só estou me mudando para lá".