Franca vence o Flamengo e conquista a Champions League das Américas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Franca vence o Flamengo e conquista a Champions League das Américas

O Franca levanta a taça continental em seu ginásio após bater o Flamengo
O Franca levanta a taça continental em seu ginásio após bater o FlamengoMarcos Limonti/SESI Franca
O Franca bateu o Flamengo por 88 a 79, neste sábado (15), e conquistou a Champions League das Américas de Basquete pela primeira vez. O jogo decidiu o Final 4 da competição e foi disputado na casa do time campeão, o Ginásio Pedrocão, em Franca-SP.

A equipe do interior paulista vem em uma temporada histórica e já está há 46 jogos sem perder, um recorde do basquete brasileiro. O título da competição da principal competição continental se soma a outros 11 títulos internacionais conquistados por Franca. São seis títulos sul-americanos (1974, 1975, 1977, 1980, 1990 e 1991), quatro pan-americanos (1993, 1994, 1997 e 1999) e uma taça da Liga Sul-Americana, em 2018.

Os grandes destaques do lado vencedor na final foram o armador Georginho e o pivô Lucas Mariano, dupla que fez 16 pontos cada. O pivô foi eleito o MVP do campeonato após a decisão. Do lado do Flamengo, o cestinha da partida com 26 pontos, foi Gui Deodato.

A final da Champions League das Américas foi um grande clássico brasileiro
A final da Champions League das Américas foi um grande clássico brasileiroMarcos Limonti/SESI Franca

Com o título, o Franca se tornou o terceiro time brasileiro a conquistar a Champions League das Américas - Flamengo em 2021 e São Paulo em 2022 também venceram. Além das três equipes, Bauru, Brasília e Pinheiros venceram a torneio quando ela ainda se chamava Liga das Américas.

Franca agora tem passaporte confirmado para a Copa Internacional da FIBA, que será disputada em Singapura entre 21 e 24 de setembro. A competição é considerada um mundial do esporte, excluindo os times da NBA.