Mais

MotoGP cancela corrida inaugural marcada para circuito do Cazaquistão

MotoGP está interessada em expandir sua presença na Ásia
MotoGP está interessada em expandir sua presença na ÁsiaDivulgação
A MotoGP cancelou sua primeira corrida no Cazaquistão devido ao fato de o circuito não estar pronto e não irá substituí-lo no que agora é um calendário de 20 etapas, disseram os responsáveis pelo evento nesta quarta-feira.

Em setembro do ano passado, o Cazaquistão fechou um acordo de cinco anos para que o Autódromo Internacional de Sokol, nos arredores de Almaty, seja palco das corridas de MotoGP.

A corrida inaugural estava programada para 9 de julho como a 9ª rodada.

"Os trabalhos de homologação em andamento no circuito, juntamente com os atuais desafios operacionais globais, obrigaram o cancelamento do evento de 2023", disse a MotoGP, a FIM e o órgão das equipes IRTA em um comunicado conjunto.

Em vez disso, eles esperavam correr lá em 2024.

A MotoGP está interessada em expandir sua presença na Ásia, com a Índia também programada para estrear em setembro com uma corrida no circuito Buddh International, perto de Nova Délhi.

O cancelamento do Cazaquistão abre um intervalo de seis semanas no calendário entre o Dutch TT, em 25 de junho, e o Grande Prêmio da Inglaterra, em 6 de agosto.

Isso também tira 37 pontos possíveis do campeonato, com cada fim de semana de corrida sendo agora uma oportunidade de pontuação dupla, graças a uma corrida de sprint em cada sábado, além do evento principal de domingo.